Governo e Prefeitura de SP levam empresas de turismo para fazer negócios na Europa
Missões do programa Discover/Descubra São Paulo visam incentivar a geração de negócios e atrair visitantes para a capital paulista e novos investimentos no setor
InvestSPComitivas do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo participam, nas próximas duas semanas, de dois dos maiores eventos mundiais sobre turismo, realizados na Europa. A primeira parada será na Alemanha, no ITB Berlin, que acontece de 4 a 6 de março. Depois, o destino será a BTL Lisboa, em Portugal, realizada entre 12 e 16 de março.
As missões serão realizadas pelo Discover/Descubra São Paulo, programa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em parceria com a InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado). Os objetivos são: permitir a troca de conhecimentos entre as empresas e entidades e outras companhias do mundo todo, promover São Paulo no cenário internacional, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro e visitantes para a capital paulista.
Além de autoridades e outros representantes do estado e do município, as delegações contarão com sete empresas da capital paulista. Para o ITB Berlin, foram selecionadas a RCB Tech | Lina Turismo e a Expo Fórum de Turismo 60+ | Kuwabara Comunicação. Já para a BTL Lisboa, o Discover/Descubra São Paulo levará cinco empresas: VaiViver Turismo, Tzion Turismo, Mercado SP SPE, Expo Fórum de Turismo 60+ | Kuwabara Comunicação e Bruno Motta Eventos e Entretenimento.
Saiba mais sobre as empresas selecionadas para o ITB Berlin e para a BTL Lisboa.
“O programa Discover/Descubra São Paulo é uma ação inédita que estrutura uma presença da Cidade de São Paulo em feiras internacionais como nunca feito antes. Estivemos em feiras ao longo de 2024 e entendemos que a presença da cidade até então estava aquém da importância econômica, cultural e histórica de São Paulo”, afirma o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rui Alves. “Até o final do ano, teremos marcado presença em diversas feiras, apresentando a cidade e levando conosco empresas que atuam no setor em diferentes frentes”, conclui.
Em 2024, o ITB Berlim contou com representantes de quase 200 países e um total de 100 mil visitantes. Entre eles, operadores de turismo, agências de viagens e profissionais de setores como mídia, tecnologia e transportes, com foco no mercado turístico.
Já a BTL reúne cerca de 1,5 mil expositores e cerca de 80 mil visitantes, de quase 90 países. O evento se destaca por permitir a divulgação de destinos e o fechamento de negócios nas mais diversas áreas do turismo, como: cultural, religioso, de negócios, LGBTQI+, enoturismo etc.
As missões ainda contam com apoio da área internacional da InvestSP. Além da equipe no Brasil, a agência conta com escritórios na Europa (Munique), Ásia (Xangai), Oriente Médio (Dubai) e América do Norte (Estados Unidos), que atuam para atrair investimento estrangeiro para São Paulo e abrir espaço para empresas paulistas lá fora.
Discover/Descubra São Paulo
Lançado no começo de 2025, o programa busca destacar a capital paulista como um dos principais destinos turísticos e de negócios do Brasil e da América Latina. Para isso, serão realizadas até 15 missões, ao longo do ano, das quais três estão com inscrições abertas: WTM Africa (África do Sul), ATM-Arabian Travel Market (Emirados Árabes Unidos) e WTM Latin America (Brasil).
O Discover/Descubra São Paulo oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Para saber mais, clique aqui.