Comércio

O Estado de São Paulo responde por quase um terço do comércio brasileiro. O setor paulista registra uma receita bruta anual de mais de R$ 1 trilhão, congregando 28,9% dos estabelecimentos e 28,3% do pessoal ocupado no País. O varejo é o principal segmento do comércio do Estado, com 49,5% de sua margem de comercialização. Em seguida vêm o atacado e o grupo que agrega o comércio de veículos, peças e motocicletas, conforme dados de 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - 2016).

Com mais de 500 mil estabelecimentos, o setor comercial paulista emprega 3 milhões de pessoas, que recebem por volta de R$ 76 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. O comércio varejista é o maior empregador, com 72,2% das pessoas ocupadas. 

No varejo, o principal segmento é o de comércio de outros produtos em lojas especializadas, que agrega 47,5% de seus estabelecimentos comerciais e 40,7% do pessoal ocupado do setor. Estão computadas nesse grupo atividades como o comércio varejista de produtos farmacêuticos, eletrodomésticos, equipamentos de informática e comunicação, móveis e material de construção.

O ramo de supermercados e hipermercados, com 1,2% dos estabelecimentos do comércio, participa com 13,2% do pessoal ocupado, 11,6% da margem de comercialização e 12,2% dos salários e retiradas do setor.

O comércio atacadista, com mais de 67 mil estabelecimentos no Estado, responde por 43% da margem de comercialização. Com aproximadamente 36,4% da margem do setor atacadista, o principal segmento é o de equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico.

Já o comércio de veículos, peças e motocicletas participa com 7,5% da margem de comercialização e 8,9% do pessoal ocupado do Estado no comércio.

Saiba mais sobre alguns dos principais setores econômicos de São Paulo.

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.