Governo de SP leva dez empresas para a Gamescom, um dos maiores eventos sobre games do mundo, na Alemanha
Missão do programa CreativeSP visa incentivar a geração de negócios e a atração de investimentos para a indústria cultural
InvestSPO Governo de São Paulo levará uma comitiva com dez empresas paulistas para a Gamescom, um dos maiores eventos sobre games do mundo, que acontece entre 21 e 25 de agosto, em Colônia, na Alemanha. A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas selecionadas para a missão são: Ignite Game Studio, Trexx Games, Skyfix, Split Studio, Mad Mimic, Vermillion Studios, Theogames, Druid Creative, GMD e Flamma.
Saiba mais sobre as empresas selecionadas
“Nossas empresas terão a chance de exibir suas inovações e talentos, além de se conectarem com líderes da indústria global. Este é um passo estratégico para impulsionar o setor de games de São Paulo, que já é reconhecido como um dos mais vibrantes do mundo. Certamente, esta missão resultará em parcerias significativas e contribuirá para a projeção do nosso Estado como um hub de inovação e criatividade no cenário internacional”, diz a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
A comitiva paulista ainda contará com empresas apoiadas pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio de SP Negócios, Adesampa e Spcine, que são parceiros do CreativeSP na missão para a Gamescom.
O setor de games movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames). São Paulo ainda concentra 35% dos desenvolvedores de games do país, o que dá mais de 300 empresas.
Em junho, a cidade de São Paulo recebeu a primeira edição do evento na América Latina, a Gamescom Latam, cuja vinda para o país ganhou força dentro do CreativeSP. As equipes da Secretaria da Cultura e da InvestSP fizeram a articulação entre o Governo do Estado e os organizadores do evento, considerado um sucesso de público. Foram mais de 100 mil visitantes, de 70 países, e uma projeção de negócios na casa de R$ 1 bilhão.
O CreativeSP
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 23 missões já realizadas, o CreativeSP levou 205 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.
Ao todo, serão nove missões em 2024. No 1º semestre, o CreativeSP esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA) e nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França). Já no 2º semestre, além da Gamescom, ainda tem Festival Fringe de Edimburgo (Escócia), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra).
As inscrições para as missões para a Feira do Livro de Frankfurt e a Womex estão abertas pelo site da InvestSP.