15/06/11 11h39

Zurich quer expandir seus negócios no Brasil

DCI

No ritmo da trajetória de crescimento do sistema financeiro e do mercado de seguros brasileiro, que deve atingir faturamento de R$ 205 bilhões (US$ 128,1 bilhões) em 2011, a multinacional suíça Zurich abrirá uma resseguradora local. O anúncio foi feito pelo CEO Brasil de Auto e Seguros Gerais da Zurich, Marcus Vinicius Martins, durante o evento Zurich Corporate Conference 2011, no Guarujá (SP). A empresa já iniciou processo de autorização junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep) e deve iniciar as operações em janeiro de 2012, com capital mínimo de R$ 60 milhões (US$ 37,5 milhões) e investimento de R$ 100 milhões (US$ 62,5 milhões). A nova empresa também funciona como alternativa a legislação do mercado, que determina que 40% dos riscos sejam assumidos por resseguradoras locais.

O principal objetivo é atuar diretamente com os clientes corporativos, compostos por seguradoras com serviços de alto risco, como projetos de obras de infraestrutura (portos, estádios, saneamento básico, transporte, entre outros). "A economia brasileira deve crescer em 2011 cerca de 5%, com manutenção do mesmo nível nos próximos anos. A estimativa do mercado segurador e de resseguros é de 10% a 15%. Desta forma, a demanda por proteção também deve crescer. Com a resseguradora local, queremos garantir aos clientes o acesso às capacidades de resseguro, com uma solução completa de programa de seguros" declarou o CEO Marcus Vinicius Martins.

Antônio Cássio dos Santos, recentemente contratado pela Zurich para assumir a posição de CEO de Seguros Gerais para a América Latina, ressaltou: "A abertura de uma resseguradora local é mais um forte indicativo da importância do Brasil e da confiança que o Grupo vem seguidamente demonstrando nos seus últimos movimentos. A Zurich está presente no Brasil há quase 30 anos, mas nos últimos cinco anos a unidade local ganhou importância."

Em 2010, o faturamento global da Zurich chegou a US$ 4,9 bilhões. No Brasil, o valor foi de R$ 843,9 milhões (US$ 479,5 milhões). Ao ser questionado sobre a importância do País no contexto global, o CEO Marcus Vinicius explicou: "A América Latina é foco e o Brasil corresponde a 50% do continente. Outro dado interessante é que a Zurich atua em 170 países e escolheu oito como foco principal, como Estados Unidos, Inglaterra, Suíça e Brasil. Para ter o crescimento que os acionistas esperam, temos que crescer nos países emergentes, e o Brasil é o principal dentre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)." Martins acrescentou: "Em cinco anos, pretendemos estar entre os top três de seguradoras brasileiras."