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Zonas de apóio elevam produtividade

Valor Econômico – 13/08/2008

Um modelo adotado na Europa chega ao Brasil para tentar melhorar a produtividade dos portos. Os principais portos brasileiros, que vivem o drama do acúmulo de cargas nas suas áreas próximas, vão contar com zonas de apoio logístico (ZALs), comuns em terminais europeus. Segundo esse modelo, com suporte de um sistema de comunicação, a carga que chega ao porto já está nomeada e pronta para embarque, acelerando a produtividade e evitando congestionamentos. Os modais rodoviário e ferroviário serão os primeiros a serem vinculados ao sistema. Tomada como exemplo, a Bélgica conta com 55 quilômetros de costa, mas tem 177 quilômetros de cais e o porto de Antuérpia movimenta por ano 190 milhões de toneladas. A primeira experiência brasileira será no porto de Pecém (CE), onde será criada uma zona de processamento de exportações (ZPE) numa área de 3 mil hectares. "Temos de criar espaços novos, que são exíguos nas áreas fronteiriças dos portos, onde as cargas não devem chegar antecipadas", disse José Roberto Serra, presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empossado ontem no cargo. Serra ressalvou que "para isso é preciso haver demanda, como em Santos, cuja hinterlândia, de cerca de mil quilômetros de raio, pode ser inserida no conceito de uma ZAL, com áreas alfandegadas ou não". Depois de apresentar prejuízo operacional de R$ 121 milhões (US$ 55,6 milhões) em 2006, a Codesp obteve lucro de R$ 84,5 milhões (US$ 43,8 milhões) em 2007. Até junho havia um saldo positivo de R$ 20,6 milhões (US$ 13,1 milhões). Serra disse que planeja abrir o capital da estatal e implantar a participação dos empregados nos resultados. Serra também confirmou a intenção da autoridade portuária em ampliar a área de abrangência do porto organizado de Santos, sem citar as novas poligonais. Segundo apurou o Valor, a intenção da União é de voltar essas linhas ao traçado inicial, no fundo do estuário, passando a ser incluídos na jurisdição da Codesp os projetos da Embraport e do Barnabé-Bagres.