Zilor, multinacional brasileira do agronegócio, conquista certificação de biocombustíveis de baixo carbono para aviação
Capazes de reduzir em até 80% o volume total de emissões de gases de efeito estufa, apenas quatro usinas de etanol de cana-de-açúcar foram certificadas no mundo, e duas são da Zilor
Eae MáquinasA Zilor Energia e Alimentos conquistou a certificação para biocombustíveis, que habilita o etanol para produção de SAF (combustível sustentável para a aviação) em duas das suas unidades localizadas em Macatuba/SP (Unidade São José) e Lençóis Paulista/SP (Unidade Barra Grande).
Segundo estimativa da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), o SAF (Sustainable Aviation Fuel) é capaz de reduzir em até 80% o total de emissões de gases de efeito estufa quando comparado ao combustível fóssil de aviação.
O ISCC/CORSIA comprova que o etanol produzido cumpre com os requisitos internacionais para a produção de combustível sustentável de alta qualidade e baixo carbono. De acordo com pesquisas mais recentes, a demanda global por SAF atinja aproximadamente 20 milhões de m³ em 2030.
Benefícios do uso do Etanol
O uso do etanol como biocombustível contribui para a redução das emissões de poluentes e promove a diminuição da dependência de fontes de energia fósseis.
No caso específico da bioenergia, o cultivo da cana-de-açúcar absorve da atmosfera quase todo dióxido de carbono (CO2) que a produção e o uso do etanol emitem. Em termos climáticos, a própria cana-de-açúcar utiliza o carbono presente na atmosfera durante a fotossíntese, o que já é um grande diferencial que contribui para redução do efeito estufa.
Certificação ISCC/CORSIA
A certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) é um sistema global que abrange toda a cadeia de valor dos biocombustíveis, desde o cultivo da biomassa da cana-de-açúcar até o consumo final. O objetivo é garantir que os biocombustíveis sejam produzidos de forma sustentável, respeitando os critérios sociais, ambientais e econômicos.
O programa CORSIA é mantido pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), agência especializada da ONU, para a redução de emissões de CO² provenientes da indústria de aviação.
Durante parte do processo de auditoria, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de julho nas áreas de cultivo de cana da Zilor e Parceiros Agrícolas e unidades industriais, foi verificado o sistema de gestão de rastreabilidade, sistema de balanço de massa – com a inclusão do ISSC/CORSIA, aspectos socioambientais nas áreas agrícolas e quantificação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) ao longo do ciclo de vida do etanol, nas unidades São José, Barra Grande, Parceiros Agrícolas e Agrícola Lençóis, compreendendo uma área de 119.485,08 hectares.
Um destaque relevante registrado foi o elevado nível de gestão socioambiental dos Parceiros Agrícolas, com a demonstração das melhores práticas agrícolas e inovações em sustentabilidade; além dos projetos de economia do uso da água, vinhaça localizada, utilização de adubação biológica, equipamentos e transbordos com menor consumo de combustíveis e projetos de energia solar.
Programa Parcerias Agrícolas
O fornecimento de cana-de-açúcar da Zilor, que abastece suas três unidades industriais no Brasil, tem cerca de 70% de seu resultado associado aos produtores terceiros, que integram o Programa de Parcerias Agrícolas.
O Programa de Parcerias Agrícolas é um ativo estratégico da Zilor, foi pioneiro no setor agroindustrial e existe há mais de duas décadas e garante inclusão, geração de emprego e renda e compartilhamento de resultados com as economias locais.
No modelo, produtores firmam contratos de longo prazo, seis a 12 anos (que cobre até dois ciclos de plantação de cana) e atuam com base nos requisitos do Compromisso de Conduta e Desempenho Socioambiental da Zilor e, também, do Código de Ética para Fornecedores e Parceiros Agrícolas. A cana dos Parceiros representa cerca de 70% da moagem total da Zilor.
Trata-se de uma plataforma focada em relacionamentos contratualizados de longo prazo que produz impacto econômico positivo no setor, com geração de empregos, transferência e compartilhamento de tecnologia e empreendedorismo em municípios da região.
Cada um dos 16 produtores atua na colheita de cana-de-açúcar em uma área média de 5,1 mil hectares de áreas próprias da Zilor ou operadas por arrendamento pela Companhia. A relação é equilibrada por contratos que garantem previsibilidade financeira e operacional e incentivam a adoção de boas práticas de manejo dos canaviais. Há, no modelo, previsão de incentivos de acordo com os índices de produtividade – em linha com as premissas de desenvolvimento mútuo e os objetivos estratégicos da Companhia. A gestão do Programa de Parcerias é conduzida por uma equipe dedicada da Zilor, considerando critérios de desempenho socioambiental/ESG, produtividade e remuneração.
Voar com Sustentabilidade
De acordo com o Diretor-Presidente da Zilor, Fabiano Zillo, “estamos comprometidos em fazer a diferença no mundo com da produção de etanol limpo e sustentável a partir da cana-de-açúcar. Atualmente existem apenas quatro usinas de etanol de cana-de-açúcar certificadas no modelo ISCC/CORSIA no mundo e duas são da Zilor. Isso é motivo de orgulho e celebração para nós. Uma agroindústria brasileira liderando a agenda de combustível verde e limpo para aviação.”
A certificação CORSIA é mais um resultado do excelente trabalho que vem sendo realizado ao longo da nossa jornada de sustentabilidade da Companhia. A Zilor é hoje a maior acionista da Copersucar, Companhia brasileira de comercialização de açúcar e etanol e uma das maiores exportadoras mundiais desses produtos, possuindo cerca de 12% do capital da empresa. Todo o volume produzido pela Zilor é comercializado pela Copersucar, que contém em seu modelo de negócios capacidade de armazenamento, comercial e logística coerentes com a cadeia de valor e as necessidades do Brasil e dos demais mercados globais. A comercialização e exportação do etanol para a produção de SAF da Zilor será realizada pela Copersucar, por meio da holding Evolua, que realiza a exportação e comercialização da commodity.
Essa conquista demonstra mais uma vez que as nossas práticas agrícolas de produção são eficientes e de baixo carbono e pode contribuir significativamente para a transição energética e descarbonização global. Toda a venda de açúcar e etanol produzidos pela Zilor é realizada por meio da Copersucar, líder global nessas commodities, o que mitiga o risco de contraparte e facilita o acesso a linhas de financiamentos para capital de giro.
“Com investimento em inovação e em nossas pessoas, tornamos nosso processo de produção mais eficiente e reduzimos nossa pegada de carbono, e com isso, alcançamos resultados que refletem os padrões internacionais de sustentabilidade. A certificação do nosso etanol é a prova de que estamos no caminho certo para ajudar na descarbonização global. Estamos orgulhosos de contribuir para um futuro mais verde e limpo, através da transição energética e a descarbonização global”, continua o CEO da Zilor.
Fonte: https://eaemaq.com.br/noticias-do-mercado/zilor-multinacional-brasileira-do-agronegocio-conquista/