16/08/24 15h11

ZF Aftermarket instala nova linha de fluido para freio TRW Varga e garante aumento de oferta

Eae Máquinas
  • Com foco nos clientes, nova linha de envase da ZF entra em operação no Centro de Distribuição em Itu, SP
  • Com nova linha operando integralmente, a empresa está totalmente preparada para aumentos de demanda e poderá ampliar a oferta para mais de dois milhões de frascos/mês
  • Desde julho deste ano, clientes passaram a encontrar frascos de fluido para freios TRW Varga com nova identidade visual

A ZF Aftermarket instalou uma nova linha de envase de fluido para freio TRW Varga, no seu Centro de Distribuição, em Itu, SP. A nova linha iniciou operação no final do primeiro semestre de 2024 e está em processo gradual de aumento de operação. O objetivo é que ela esteja operando com 100% de sua capacidade até o final deste ano.  Com o novo maquinário, exclusivamente desenvolvido e 100% automatizado, a ZF estará preparada para aumentar a oferta do produto em toda a América do Sul para mais de dois milhões de frascos/mês, ou seja, um aumento de 40%. Desde julho, o mercado também passou a receber os fluidos da marca com rótulo atualizado, estreando nova identidade visual.

A nova linha de envase permite à ZF oferecer diferentes tamanhos de embalagens de fluido ao mercado de reposição e variar a oferta do produto, acrescentando os frascos com capacidade de um litro para exportação, visando o atendimento de alguns países na América do Sul como Argentina, Colômbia e outros.

De acordo com Bruno Silva, Gerente Sênior de Operações da ZF Aftermarket América do Sul, a nova linha tem capacidade de ampliar o volume de envase e atingir uma média de mais de 3,6mil frascos por hora. “Além disso, conseguimos diversificar e alcançar maior flexibilidade na oferta de diferentes frascos do produto para o mercado nacional e de exportação, além de ampliar a disponibilidade de fluido para freio TRW Varga”, explica o executivo.

Linha de envase nacional e totalmente automatizada

A nova linha de envase foi inteiramente desenvolvida no Brasil, por fornecedores nacionais, em parceria com a ZF. “Optamos por fornecedores brasileiros tanto para fomentar a indústria nacional como para termos agilidade na manutenção e reposição de peças quando necessário”, ressalta Bruno Silva. A diferença aplicada na operação da ZF em relação às envasadoras já existentes no mercado está relacionada às propriedades do fluido para freio, que além de ser um líquido abrasivo, requer padrões de qualidade específicos para garantir a eficiência da frenagem dos veículos.

A nova linha foi instalada em uma área de 600 metros quadrados dentro do Centro de Distribuição. Considerando as características do fluido, foi 100% construído em aço inox para evitar oxidação, possui borrachas e mangueiras diferenciadas, além de diques de contenção. Toda a operação conta com rígidos processos de armazenagem que, após envase, seguem para pontos de distribuição em toda América do Sul. A esteira de produção é equipada com estações de checagem de não conformidade da embalagem e vedação perfeita dos frascos.

“As embalagens precisam estar em perfeitas condições para que possam ser empilhadas e não oferecer riscos à operação como um todo. Por isso, qualquer defeito pode ser imediatamente detectado. Por meio de uma inspeção automática realizada por raio X, a tecnologia aplicada à linha permite também detectar se a quantidade envasada está correta. Caso isso aconteça, há um descarte imediato, tanto da embalagem, como do fluido”, explica o executivo.

A nova operação está integrada ao sistema RFID – Radio Frequency Identification (identificação por rádio frequência), cujas etiquetas permitem que os produtos sejam rastreados ao longo de toda a cadeia de reposição. Para o executivo, “a tecnologia empregada neste novo processo garante maior segurança para os operadores e trará respostas mais rápidas ao mercado”, finaliza.

Fonte: https://eaemaq.com.br/noticias-do-mercado/zf-aftermarket-instala-nova-linha-de-fluido-para-freio-trw-varga-e-garante-aumento-de-oferta/