11/03/08 10h56

Zaffari, que estréia em SP, avalia outros negócios

Valor Econômico - 11/03/2008

Quinta maior rede de supermercados do país, com faturamento de R$ 1,6 bilhão (US$ 909,1 milhões) em 2007, o grupo gaúcho Zaffari confirmou para o dia 27 deste mês a abertura do Bourbon Shopping Pompéia, em São Paulo. A inauguração marca a estréia da empresa fora das fronteiras do Rio Grande do Sul. O grupo gaúcho possui outros três imóveis na capital paulista, um deles próximo ao Bourbon Pompéia, que poderão abrigar futuros projetos da rede. "Outras oportunidades serão avaliadas com carinho", afirmou o diretor da rede, Claudio Luiz Zaffari, que não revela o valor investido no shopping paulistano. O empreendimento também será o primeiro em que o grupo vai operar um hipermercado com a marca Zaffari, algo que não acontece nos cinco shoppings que possui em Porto Alegre, onde os hipermercados utilizam a bandeira Bourbon. Especialistas do setor acreditam, porém, que a combinação entre shopping e hipermercado está se tornando economicamente inviável. Isto porque os hipermercados, cujas margens são magras, necessitam ter baixos custos operacionais. Os shoppings, porém, cobram caro pelo aluguel e possuem outros custos agregados. A sinergia entre as duas operações também é pequena, já que quem vai ao hipermercado nem sempre vai ao shopping e vice-versa. O Zaffari aposta no alto poder aquisitivo da população. Cerca de 80% dos moradores na área de abrangência do novo shopping são das classes A e B. O empreendimento atraiu 210 varejistas, como Renner, Zara, Riachuelo, C&A, Centauro, Cleusa Presentes e Fast Shop, e terá dez salas de cinema Multiplex Cinearte. No segundo semestre, serão inauguradas uma sala de cinema Imax, com projeção em 3D, e uma loja da Livraria Cultura.