Yahsat define parceiros de teleportos no Brasil
Valor EconômicoA operadora de satélites Yahsat, sediada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, começou a assinar contratos para construir no Brasil dois teleportos - instalações que abrigarão a infraestrutura de comunicações e o centro de controle para operação de satélites. O lançamento operacional está previsto para o fim do primeiro semestre de 2017.
A companhia anunciou que a British Telecom vai construir os teleportos de Jaguariúna e Hortolândia, no interior de São Paulo, e a General Dynamics Satcom vai fornecer duas antenas de 13 metros para as instalações.
Outro contrato foi firmado com a Newtec para a entrega de plataformas de serviços e sistemas operacionais que darão apoio aos planos de expansão no país.
Há um mês no cargo recém-criado, Márcio Tiago, diretor-geral da Yahsat no Brasil, disse ao Valor que abrirá licitação em breve para outros fornecedores, inclusive para operação do centro de controle. Já está negociando também parcerias para venda e distribuição.
O executivo afirmou que está em conversas avançadas com operadoras de telecomunicações no país para fornecer capacidade em satélite à telefonia fixa e móvel. Negocia ainda com uma grande rede de varejo que pretende ofertar internet com marca própria.
A British Telecom dará suporte à construção dos teleportos, que funcionarão em paralelo, para que a comunicação não seja interrompida se o sistema de um deles cair. A BT será responsável pela parte civil da obra, infraestrutura de comunicação, integração e gerenciamento. Os equipamentos serão importados pela Yahsat.
O investimento total é estimado em torno de US$ 200 milhões. O novo satélite, Al Yah 3, será lançado no início de 2017 sobre o Brasil, com cobertura de 95% do território, e 16 mercados da África.