15/04/25 15h48

WTM: Setur-SP e Embratur lançam estudo inédito sobre mercado aéreo internacional

Um dos destaques do levantamento é que o Estado de São Paulo lidera chegadas internacionais e tem o maior hub aéreo da América Latina e do Hemisfério Sul

Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

Nesta segunda-feira, 14, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e a Embratur realizam encontro para celebrar a parceria que prevê a troca de informações e estudos sobre o fluxo de turistas internacionais nos aeroportos brasileiros entre 2018 e 2025. O encontro acontecerá no estande da Setur-SP na WTM Latin America, um dos maiores eventos de turismo, que acontece na capital paulista.

Na ocasião, o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, compartilhará com a Setur-SP estudo que mostra as tendências e fluxo de turistas internacionais. Por sua vez, o secretário Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens, compartilhará estudo do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) realizado com dados da Embratur, que confirma a posição de liderança do Estado de São Paulo como maior hub aéreo da América Latina e do Hemisfério Sul.

Em 2024, houve a movimentação de mais de 79 milhões de passageiros em São Paulo e o Estado representa 53% de todas as chegadas aéreas internacionais ao Brasil. Além disso, a análise, conduzida pelo CIET-SP com base em dados produzidos e fornecidos pela Embratur, revela que São Paulo foi a porta de entrada para 34,5% dos turistas internacionais que visitaram o Brasil entre 2018 e 2025, com visitantes vindos de mais de 180 países. Estados Unidos, Argentina, Chile, Alemanha e Portugal lideram o ranking de emissores de turistas para o Estado no acumulado desses anos.

“A conexão entre São Paulo e o mundo nunca foi tão forte. Somos o maior ponto de chegada de turistas internacionais e temos a infraestrutura, a diversidade de atrativos e a hospitalidade necessárias para transformar essas conexões em desenvolvimento turístico”, afirma o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

O relatório também mostra que o número de voos internacionais com destino ao Estado de São Paulo deve crescer 11% em 2025, com uma média estimada de 811 voos semanais. Ainda, a sazonalidade revela picos de movimentação nos meses de julho e dezembro, reforçando a importância da infraestrutura aeroportuária e da promoção turística em períodos estratégicos.

A iniciativa conjunta de intercâmbio de informações e análises entre São Paulo e Embratur tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o comportamento dos visitantes, com base nos fluxos turísticos internacionais; fortalecer a posição do Brasil como destino competitivo e atrativo para viajantes do mundo todo.

 

https://www.turismo.sp.gov.br/wtm-setur-sp-e-embratur-lancam-estudo-inedito-sobre-mercado-aereo-internacional