21/03/25 15h31

Workshop debate saneamento rural no estado de SP

Ação visa reunir a comunidade técnica para compartilhar práticas e promover um espaço de conhecimento e troca entre autoridades no assunto

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

A população rural exige ações específicas, que incluam desde o levantamento de dados dos usuários e a escolha de tecnologias apropriadas até o licenciamento das áreas rurais. Questões relacionadas à coleta e análise da potabilidade da água, cobrança dos serviços e fiscalização pelas agências competentes também fazem parte da estratégia de inclusão e universalização do saneamento. 

Com esse foco, a Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), realizou nesta quarta-feira (19) o 1º Workshop de Saneamento Rural, um encontro que reuniu especialistas no tema e contou com a participação de órgãos como CetesbSabespArsesp e Banco Mundial, entre outros, para promover rodas de conversa com pautas relacionadas a cada instituição. 

Segundo o Censo 2022 do IBGE, há 25,6 milhões de pessoas habitando áreas rurais no Brasil. No estado de São Paulo, há 44,4 milhões de habitantes, sendo que 1,5 milhão estão em áreas rurais, segundo a Fundação Seade. 

Para o subsecretário de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Semil, Cristiano Kenji, o principal intuito do encontro foi fomentar o debate sobre as especificidades do saneamento rural, reconhecendo as diferenças regionais e promovendo a universalização desses serviços essenciais. “É fundamental que tenhamos este tipo de encontro, pois a troca entre os profissionais da área de saneamento é essencial para que possamos avançar no tema e atingir as metas de universalização que o estado de São Paulo se comprometeu a cumprir. Nesse sentido, a Semil vem coordenando diversas ações em conjunto com órgãos, associações, universidades e fornecedores de tecnologias diretamente envolvidos com o tema Saneamento Rural, buscando avançar na implementação da política pública de forma integrada e estruturada. Espero que possamos aplicar os conhecimentos adquiridos neste evento na prática e promover a melhoria da qualidade de vida para todos os paulistas.” 

O estado de São Paulo, alinhado às diretrizes estabelecidas pelo Novo Marco do Saneamento, busca antecipar as metas de universalização dos serviços de saneamento básico, conforme a Lei nº 14.026/2020. O objetivo é promover melhorias na saúde e qualidade de vida da população, além de contribuir para a segurança hídrica e a resiliência climática dos municípios paulistas. Para isso, o governo tem se dedicado a garantir a inclusão de comunidades rurais, muitas vezes não atendidas pelos serviços de saneamento, com foco em soluções alternativas adequadas às condições específicas dessas áreas. 

O seminário reuniu a comunidade técnica do saneamento básico para compartilhar as práticas adotadas e as ações já implementadas, promovendo um espaço de conhecimento e troca entre especialistas do saneamento rural. Por meio de suas câmaras técnicas, a sociedade civil tem se empenhado no desenvolvimento de trabalhos, oficinas e eventos, buscando identificar melhores práticas e promover a replicabilidade das soluções no território nacional.

 

Fonte: https://semil.sp.gov.br/2025/03/semil-realiza-1o-workshop-de-saneamento-rural-para-auxiliar-especialistas-e-avancar-na-meta-de-antecipacao-da-universalizacao-no-estado-de-sp/