23/11/10 10h52

Wizard compra 100% da escola de inglês Yázigi

Valor Econômico

Após nove meses de negociações, o grupo Multi, dono da Wizard e mais oito marcas de cursos de inglês e profissionalizantes, comprou o capital total do Yázigi, tradicional rede de escolas de idiomas com faturamento anual de R$ 250 milhões (US$ 147,1 milhões). O valor da negociação foi de R$ 100 milhões (US$ 58,8 milhões), incluindo endividamento, segundo informações do mercado. As duas empresas informaram que não se pronunciariam sobre o valor do negócio. A operação foi conduzida pelo Kinea, fundo de private equity do Itaú, que na semana passada anunciou a compra de 20% do Multi, com um aporte de R$ 200 milhões (US$ 117,7 milhões). Até então, o Yázigi tinha forte resistência de ser vendido para o grupo concorrente.

"A entrada do Itaú foi fundamental para a conclusão do negócio. Acreditamos que o banco agregará governança ao Multi, que tem planos de abrir o capital", disse Alexandre Gambirasio Silva, filho de um dos cinco sócios do Yázigi. Ele permanecerá como executivo na operação por cerca de seis meses. No mercado há 60 anos, o Yázigi foi fundado pela família Silva, que tem entre seus integrantes Ricardo Young, empresário que se candidatou ao Senado pelo PV na última eleição. Ele não foi eleito.

"O Kinea foi uma oportunidade muito interessante porque estávamos em busca de um parceiro minoritário, que fizesse um aporte e trouxesse uma aquisição. Foi exatamente isso o que aconteceu", disse Charles Martins, presidente do conselho de administração e filho do fundador do Multi, Carlos Martins. Os recursos para a compra do Yázigi foram captados no mercado e não com o aporte do Kinea, que ainda não foi concluído.

Nesse processo, o Multi concorreu com a Buffalo Investimentos, empresa de private equity que em agosto anunciou a aquisição do sistema de ensino Universitário e montou um fundo de participações na área de ensino. "Fizemos uma proposta firme para o Yázigi, mas eles já estavam em negociações avançadas com o Multi", disse Alexandre Scolfaro, responsável pelo fundo na área de ensino da Buffalo.

O Yázigi foi a quinta empresa comprada pelo Multi somente neste ano. Nos últimos meses de 2010, o grupo adquiriu Bit Company, Quatrum, Microlins e SOS Computadores. A expectativa da holding, que agora é dona de nove marcas de escolas de idiomas e de cursos profissionalizantes, é fechar este ano com uma receita bruta de R$ 2,3 bilhões (US$ 1,35 bilhão). Segundo Martins, a meta é colocar o Yázigi como uma marca premium voltada para o público A.

A rede Wizard seria para alunos da classe B, Skill para o público C e as escolas Alpes para a classe D. Essa divisão, porém, é vista com ressalvas pelo mercado concorrente. "O público da classe A normalmente vai estudar fora do país ou opta por escolas como Alumni, Berlitz, Cultura Inglesa ou Cel-Lep", afirmou uma fonte do setor que prefere não se identificar.