White Martins vai ampliar a produção de hidrogênio verde no Brasil
Fator BrasilCom a primeira planta em São Paulo. Projeto será o primeiro do Brasil a oferecer hidrogênio verde para a região Sudeste já no segundo semestre de 2025.
A White Martins vai construir e operar um segundo eletrolisador para produzir hidrogênio verde para a região Sudeste no Brasil. A nova planta contará com um eletrolisador alcalino pressurizado de 5 MW e será construída ao lado da atual instalação de separação de gases do ar da empresa em Jacareí, São Paulo.
A nova planta será alimentada por energia renovável de projetos locais de energia solar e eólica, e o hidrogênio verde será certificado por uma empresa independente.
Quando entrar em operação, a nova planta da White Martins fornecerá hidrogênio verde ao fabricante de vidros Cebrace como parte de seu programa de redução de emissões. Além de utilizar hidrogênio verde em sua produção, o cliente receberá o produto por meio de um gasoduto, substituindo o serviço feito por carretas. Além do mercado do estado de São Paulo, a planta também atenderá à demanda por hidrogênio verde de clientes atuais e novos da White Martins no Rio de Janeiro e em Minas Gerais em diversos setores industriais, incluindo metalurgia, alimentos, químico, entre outros. A previsão é de que ela comece a operar em 2025.
Em 2022, a White Martins foi a primeira empresa a produzir na América do Sul, em sua planta em Pernambuco, hidrogênio verde em escala industrial certificado internacionalmente.
— Investir em hidrogênio verde no coração industrial de São Paulo reafirma nosso compromisso com a transição energética brasileira —afirma Gilney Bastos, presidente da White Martins e da Linde na América do Sul. —Estamos empenhados para que a Cebrace e todos os nossos clientes alcancem seus objetivos de descarbonização, ao mesmo tempo em que contribuímos para a construção de uma economia de baixo carbono—.
Expertise mundial na produção de energia limpa — A White Martins representa no Brasil a Linde, líder global em gases industriais e engenharia com atuação fundamental na transição para a energia limpa.
Aproveitando sua grande experiência e infraestrutura, a Linde está apoiando seus clientes na descarbonização de suas operações com as mais inovadoras tecnologias de hidrogênio e captura de carbono por meio de seu setor de engenharia internacionalmente reconhecido e de alianças com outras empresas e empreendimentos importantes. Dessa forma, a Linde está utilizando sua expertise em toda a cadeia de valor do hidrogênio para desenvolver projetos de energia limpa em diversas aplicações e indústrias.