13/03/08 10h33

Whirlpool traz a luxuosa KitchenAid

Valor Econômico - 13/03/2008

Demorou vários anos, mas a multinacional americana Whirlpool decidiu trazer, finalmente, uma marca global para o mercado brasileiro - a KitchenAid. Até agora, o grupo, o maior fabricante de linha branca do mundo e líder no setor no Brasil, só atuava no país com duas marcas locais, a Brastemp e a Consul, que vieram com a aquisição do grupo Brasmotor em meados dos anos 90. A KitchenAid será dirigida para o mercado de luxo, como imóveis "triple A", e sua linha de produtos incluirá eletrodomésticos pesados (como refrigeradores e fogões), eletroportáteis (liquidificadores, batedeiras, etc) e até utensílios de cozinha, como facas e escumadeiras, segmento em que a Whirlpool não atua com suas duas outras marcas. Os produtos da KitchenAid só serão vendidos em lojas de cozinhas planejadas de alto padrão, como a Kitchens, ou em lojas sofisticadas de presentes. O pacote completo de eletrodomésticos da marca - que inclui seis aparelhos - custará entre R$ 45 mil (US$ 25,6 mil) e R$ 50 mil (US$ 28,4 mil). Um conjunto similar de produtos Brastemp sai pela metade - entre R$ 25 mil  (US$ 14,2 mil) e R$ 30 mil (US$ 17 mil). Desde o início do governo Lula, muitas empresas de consumo passaram a mirar as classes populares. O mercado de luxo, por sua vez, também vem apresentando taxas atraentes de expansão, principalmente com o lançamento de imóveis "triple A", o que chamou a atenção da Whirlpool. "O mercado de luxo cresce a taxas de 30% ao ano no país", diz Jerome Cadier, diretor de marketing da Whirlpool para a marca KitchenAid.