22/03/11 11h33

Weber Saint-Gobain compra Anchortec e diversifica atuação

Valor Econômico

A Weber Saint-Gobain, dona da marca Quartzolit, está atuando em várias frentes para ampliar sua participação no setor de materiais de construção. O grupo francês está incorporando até empresas menores - com negócios aparentemente pequenos para o tamanho do grupo. Na semana passada, a companhia assinou a compra de 100% da Anchortec, empresa nacional especializada em produtos químicos para construção civil, como revestimentos para pisos e tintas industriais. O valor do negócio não foi revelado, mas segundo o Valor apurou, foi uma transação da ordem de R$ 25 milhões (US$ 14,7 milhões).

Com uma fábrica em Mogi das Cruzes, em 2010 a Anchortec faturou R$ 55 milhões (US$ 32,4 milhões). O grupo Saint-Gobain, dono de marcas como Quartzolit, Brasilit, Santa Marina e Placo, fatura no Brasil R$ 6,5 bilhões (US$ 3,8 bilhões) ao ano e a Weber tem faturamento líquido de R$ 1 bilhão (US$ 588,2 milhões), segundo a própria companhia, que tem capital fechado. Mundialmente, a Saint-Gobain é uma empresa com vendas de 40 bilhões e 200 mil funcionários. "O Brasil representa mais da metade da nossa participação nos países emergentes", afirma Jean-Claude Breffort, senior vice-presidente do grupo, responsável pelo Brasil, Argentina e Chile.

De acordo com Carlos Orlando, diretor-geral da Weber Saint-Gobain, a aquisição aumenta a participação da companhia no mercado de revestimentos e reparos para pisos. O objetivo é explorar segmentos com maior potencial de crescimento. "O mercado de pisos cresce cerca de 15% ao ano e o de argamassas, 10%", diz Orlando. A argamassa é o principal produto da Weber Saint-Gobain. "O Brasil é o maior mercado de argamassa do grupo em volume e faturamento", diz Orlando. O grupo francês fabrica o produto em 43 países. A Quartzolit, que ganhou status de marca nas mãos da Saint-Gobain, foi fundada em 1937 e adquirida em 1997. "Desde que compramos, passou de uma para 13 fábricas", diz Breffort. A companhia está construindo duas unidades fabris, no Paraná e no Ceará, que ficarão prontas até o fim do ano, e dois centros de distribuição, em São Luis (MA) e Porto Velho (RO).

Para a Weber, que tem forte presença no varejo, a compra da Anchortec também representa uma porta de entrada junto às construtoras. "Queremos crescer nesse mercado", afirma Orlando. A Anchortec é uma marca nova. Nasceu como Fosroc, do grupo britânico Burmah Castrol que chegou no Brasil em 1979 e decidiu encerrar as atividades no país em 2003. A companhia passou um ano procurando novos sócios até que, no ano seguinte, foi vendida para quatro investidores nacionais.