12/06/08 15h13

Wal-Mart e Carrefour colocam o Brasil na vitrine

Valor Econômico - 12/06/2008

Você já foi ao Brasil? Não? Então vamos. Numa atitude pouco comum para empresas estrangeiras, as duas maiores varejistas do mundo, Wal-Mart e Carrefour, convidaram analistas de bancos estrangeiros e investidores internacionais para visitar o país, que se transformou em vitrine após a nota de investimento seguro concedida pelas agências de classificação de risco. Nesta semana, 55 analistas de investimento e investidores estrangeiros estão em São Paulo a convite do executivo-chefe do Carrefour, José Luís Durán. E um dos locais visitados por esses oráculos do mercado financeiro mundial será uma loja do Atacadão, rede comprada pela multinacional francesa no ano passado, no bairro da Vila Maria, Zona Norte da capital paulista. O Wal-Mart tomou ao pé da letra o conselho de Dorival Caymmi, compositor de "Você já foi à Bahia?". A empresa americana levou analistas estrangeiros para Salvador, onde a empresa adquiriu o grupo Bompreço em 2004 e é líder em supermercados. Os formatos de lojas para a população de baixa renda viraram a maior atração das cadeias de supermercados. O Atacadão, por exemplo, é um modelo de lojas de baixo custo e baixo preço inventado no Brasil e que mistura atacado com varejo (embalagens fracionadas). Neste momento em que a inflação está em alta no mundo todo, pressionada pelo petróleo e alimentos, as lojas de desconto passaram a ser a salvação das varejistas. Foram elas que possibilitaram ao Wal-Mart, nos Estados Unidos, atrair mais consumidores neste ano e mostrar resultados acima das expectativas dos investidores.