26/03/08 11h13

Wal-Mart acelera expansão da rede popular Todo Dia

Valor Econômico - 26/03/2008

A rede Todo Dia, bandeira de supermercados voltada para as classes D e E do Wal-Mart no Brasil, ganhará uma atenção especial e se expandirá num ritmo mais acelerado do que os demais negócios da multinacional no país nos próximos anos. "No futuro, o Todo Dia dever ter um peso nos negócios proporcional ao do Bodega no México", disse ontem o cubano Hector Núñez, que assumiu em janeiro a presidência da filial brasileira. O Todo Dia é a menor operação do Wal-Mart no mercado brasileiro, com apenas 11 lojas. Juntas, as bandeiras Todo Dia e Maxxi, rede atacadista que também dirige-se às classes D e E, representam menos de 10% das vendas do Wal-Mart no país. O grupo, que possui 313 lojas no Brasil se somadas todas as bandeiras, prevê investir R$ 1,2 bilhão (US$ 681,8 milhões) e inaugurar 36 unidades em 2008. Núñez não revela quantas dessas novas lojas serão Todo Dia. Mas, segundo ele, a idéia é levar a bandeira para vários Estados - das 11 lojas da rede, nove estão no Nordeste e duas em São Paulo. Marcos Ambrosano, vice-presidente do Wal-Mart para a divisão Nordeste e responsável também pela rede Todo Dia, afirma que, além da expansão orgânica, o grupo não descarta aquisições. "Mas, para crescer por aquisições, é preciso que elas sejam bem-sucedidas. Nem sempre é isso que acontece", diz o executivo. As incursões dos grandes grupos varejistas nos mercados de baixa renda se deram por meio de aquisições. Neste caso, além dos pontos, as grandes cadeias precisam adquirir o expertise que os operadores possuem nas áreas em que atuam. E este aprendizado vale ouro. No setor de atacarejo - mistura de atacado com varejo que só existe no Brasil -, as três grandes cadeias saíram à caça de oportunidades. O Carrefour comprou o Atacadão, o Pão de Açúcar associou-se ao Assai e o Wal-Mart incorporou o Maxxi, que pertencia ao Sonae.