02/04/08 10h21

VW se prepara para nova ampliação

Valor Econômico - 02/04/2008

O presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus , Roberto Cortes, se sentiu aliviado ontem ao lembrar que está prestes a concluir um projeto de ampliação junto com a construtora WTorre, que ajudará a desafogar a fábrica de Resende (RJ). Menos de uma semana depois de fechar a sua maior venda de caminhões de uma só vez, para o frigorífico Bertin, Cortes foi ontem para Goiânia (GO) assinar o maior contrato de ônibus da empresa. Os veículos serão adquiridos por quatro empresas que operam um consórcio de transporte urbano na região metropolitana da capital goiana. As encomendas das empresas de Goiânia correspondem a mais de um mês de produção na Volks. No final da semana passada, a Volks fechou com o frigorífico paulista Bertrin a venda de 1.150 mil caminhões, que serão entregues entre este mês e outubro. Numa parceria com o grupo paulista WTorre, a Volkswagen Caminhões terá até o início do segundo semestre um centro logístico que servirá para a pré-montagem e operações de exportação ao lado da fábrica de Resende. Com investimento de R$ 36 milhões (US$ 20,6 milhões), a WTorre se torna o oitavo parceiro da Volks instalado dentro da fábrica da montadora no modelo de produção chamado consórcio modular. Todas as operações de logística externas e internas passarão a ser de responsabilidade da Binotto, uma empresa do Rio Grande do Sul. Com essa área extra, de 25 mil metros quadrados, a Volks conseguirá mais espaço na linha de produção de caminhões e ônibus. Dessa forma, poderá alcançara a meta de elevar a produção diária de de 185 veículos, no final do ano passado, para 240. Cortes conta que a montadora começou 2007 com a produção diária de 145 unidades. Terminou o ano com 185. Passou para 210 em março, chegará a 220 em abril e já se prepara para 240. "Em um ano e meio teremos elevado os volumes de produção em 65,5%", afirma o executivo.