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VW quer bater carro chinês em preço

Gazeta Mercantil - 01/06/2007

A Volkswagen do Brasil tem como principal desafio para 2008 produzir carros mais baratos e com maior qualidade - tendo como comparativo veículos produzidos em outros mercados emergentes. A mensagem da companhia já é seguida pelo departamento de compras, que intensifica as negociações com a cadeia de suprimentos. "A estratégia da empresa é trabalhar junto com os fornecedores para que os nossos produtos sejam cada vez mais competitivos em nível global contra concorrentes chineses e indianos", disse Thomas Gropp, diretor de suprimentos da VW brasileira. Para abastecer a linha de produção das suas três fábricas de automóveis no Brasil - São Bernardo do Campo (ABC), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) - e a de motores, em São Carlos (SP), a montadora tem como parceiros 700 fornecedores, sendo 70% de nível global e 30% brasileiros. Para as compras indiretas, referentes a materiais de transportes, de escritório, logística e ferramentas de corte, são 2.300 fornecedores. Anualmente a Volkswagen gasta R$ 8 bilhões (US$ 4,15 bilhões) com compras de materiais diretos e indiretos. Deste total, R$ 7 bilhões (US$ 3,63 bilhões) são com compras de materiais para produção, dos quais 10% são de itens importados. Para conseguir manter alta a produtividade das suas fábricas - o índice de capacidade que era de 67% em 2003 subiu para 84% neste ano -, a Volkswagen, assim como as demais montadoras, vem ampliando os contatos com seus fornecedores para ter certeza de que eles estão preparados para atender volumes maiores de produção maior.