06/11/07 11h00

VW consolida segundo lugar ao ultrapassar a GM pelo décimo mês

Gazeta Mercantil - 06/11/2007

Depois de fechar 2006 com a venda de 409.832 automóveis e comerciais leves - uma diferença de 84 mil unidades sobre a General Motors, segunda colocada no mercado brasileiro -, a Volkswagen, que disputa acirradamente uma fatia de mercado com a GM, manteve de janeiro a outubro deste ano a segunda posição no ranking de emplacamentos do setor.Dos 1,884 milhão de automóveis e comerciais leves vendidos no País - volume 28,86% superior ao mesmo período de 2006 -, 433.777 unidades (23,01%) foram da Volkswagen. A General Motors, terceira colocada no mercado comercializou 403.842 unidades (21,42%). Já a Fiat, líder de mercado, emplacou 490.425 automóveis e comerciais leves (26,02%), segundo dados divulgados pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). Ao longo de 2007, a Volkswagen só perdeu a segunda posição no ranking de vendas para a General Motors em agosto - foram 49.248 unidades da VW e 49.968 da GM - em razão da parada linha de produção do Gol na fábrica de Taubaté (SP) para preparar a unidade para a produção da nova família de veículos, segundo informou a montadora.