05/06/12 14h28

Votuporanga recebe R$ 160 mil para parque tecnológico

A Cidade - Votuporanga

O prefeito Junior Marão anunciou ontem, durante seu programa de rádio semanal, que o governo estadual liberou a quantia de R$ 160 mil para o parque tecnológico.  “Conversamos com o secretário Paulo Barbosa há um ano e agora saiu o dinheiro”, disse.

Marão afirmou que o município precisa investir em trazer grandes empresas. “Temos desvantagens com relação a outras cidades como São José dos Campos e Sorocaba que receberam o parque tecnológico, porque estão próximas de São Paulo, de porto, de grandes faculdades. Votuporanga fica perto de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul, que possuem atributos fiscais menores. É preciso pensar nos incentivos para atrair empreendimentos que tragam inovação”, ressaltou.

De acordo com Tiago Caproni, desenvolvedor do projeto,  “a intenção inicial era já um parque tecnológico, entretanto, como Votuporanga está muito distante de portos e aeroportos e demais dispositivos imprescindíveis para atração de grandes empresas, optou-se por uma alternativa mais próxima à realidade, que geraria menos obstáculos e resultados mais diretos para a cidade”, informa. “Foi criado então o modelo do Centro de Inovação, que acabou sendo incorporado pela própria Secretaria de Estado como mais uma iniciativa/produto, e Votuporanga passa a ser o projeto piloto e modelo para todas as cidades do estado de porte equivalente ao nosso”, completa.

O projeto Centro de Inovação de Votuporanga responde à necessidade de conciliação entre o potencial econômico do município e da região e a oportunidade de transformar conhecimento em riqueza para a atividade empresarial, aproveitando o potencial das instituições de ensino e pesquisa sediadas em Votuporanga e, em menor grau, nos municípios vizinhos, bem como a atração de futuras instalações de laboratórios e/ou instalações de ensino e pesquisa do Estado que possam dar suporte aos propósitos do desenvolvimento sustentável da região.

Recapeamento
Ele falou ainda sobre a liberação de R$ 1 milhão para recapeamento asfáltico. “Este é o momento em que nós, prefeitos, estamos batendo na porta do Palácio, porque depois de julho, não poderemos receber recursos. Estive com o Carlão e o governador Geraldo Alckmin liberou recurso para recapeamento. Muitas cidades da região têm ruas esburacadas e Votuporanga possui ruas melhores”, enfatizou.

Plano de Cargos e Salários
Por último, o prefeito comentou sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, “um plano aguardado a mais de 30 anos pelos servidores municipais, que foi encaminhado à Câmara e deverá ser votado até o final de junho. Trata-se de um patrimônio do servidor, que permitirá uma elevação na faixa salarial, podendo chegar até mesmo a dobrar seus vencimentos”, salientou.