29/07/11 15h09

Votuporanga é um pólo importante na aviação

A Cidade

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve ontem em Votuporanga para anunciar investimentos no aeroporto Domingos Pignatari. Alckmin frisou queVotuporanga é um importante pólo de aviação. "No município de Votuporanga são R$5,1 milhões, sendo R$ 3,5 milhões da pista. A licitação já foi aberta, é arecuperação da pista, os retornos nas cabeceiras e grooving, que é a segurança. R$ 1,8 milhão que ainda será licitado, vai para o terminal de passageiros. Novas salas, sanitários, áreas de check-in. Teremos pistas em condições ideais de atendimento, à segurança de voos e aeronaves e o terminal", destacou.Ele enfatizou que Votuporanga está trabalhando para ter uma aviação regular, paraatender a região. "Isso vai criar condições para estimular as empresas que venhampara cá para atender a população. Iremos dobrar o tamanho do terminal e do outro lado, teremos uma pista até o final do hangar, com taxi-way", explicou.O governador apresentou dados sobre aviação referentes ao primeiro semestre deste ano.

"No Japão, caiu 21% o movimento de passageiros. Nos EUA, aumentou 2,5% o número, na Austrália, 4%, na Índia, 7% e na China, 7,9% e no Brasil, 19%. Estamos tendo um grande crescimento do modal aeroviário. Nós estamos investindo no Departamento Aeroviário do Estado (Daesp). Em São José do Rio Preto, R$ 10 milhões com pista, torre de controle e terminal de passageiros, R$ 5,1 milhões em Votuporanga com pista e terminal e em Araçatuba, R$ 21 milhões com acerto da pista, pista, terminal de passageiros. Só nos aeroportos da região, são R$ 36 milhões", ressaltou.Mas não foi apenas do aeroporto que Alckmin comentou. "A obra da Euclides daCunha está indo bem. Já estamos com mais de 1000 trabalhadores na rodovia. Acho que a gente consegue antecipar um pouco a entrega da obra. Em março do ano que vem, o trecho de Santa Fé do Sul, mais perto da divisa, talvez já esteja duplicado. A obra caminha rapidamente", afirmou.

O governador reafirmou que a Rodovia Euclides da Cunha, não tem pedágio. Sãoquase R$ 800 milhões de investimento do Estado. "A crise no DNIT não afeta a obra da Rodovia Euclides da Cunha porque não tem nenhum centavo do governo federal", afirmou.Ele também explicou o programa Via Rápida. "Estou indo para Fernandópolis para inaugurarmos a ampliação da Etec, voltada ao agronegócio. Em Votuporanga, temos uma grande Etec e o nosso Via Rápida está com inscrições abertas. Não precisa ter Ensino Médio completo. Estamos oferecendo vagas para operador de máquinas, tornearia mecânica básica, modelagem e confecção de lingerie, carpinteiro e pintor em Votuporanga.

A quem estiver desempregado, damos uma bolsa de R$ 210 e mais R$ 120 para o transporte enquanto durar o curso. Isso para a pessoa se dedicar a sua qualificação profissional e ir para o mercado de trabalho", disse."Tem ainda muita gente desempregada, em especial de escolaridade menor e muita vaga não é preenchida por falta de qualificação. Temos pessoas desempregadas e vagas sobrando. Se você entrar no site Emprega São Paulo, tem 34 mil vagas abertas que não são ocupadas por falta de qualificação. Estamos fazendo curso de pintor, eletricista, encanador, pedreiro, pizzaiolo, padeiro, chapeiro, técnico de venda, turismo rápidos, de 100 a 200 horas", complementou.O governador também falou do início do parque tecnológico em Rio Preto. "Devemos assinar em 40 dias, R$ 9 milhões , R$ 7 mi do governo e R$ 2 milhões da Prefeitura, para a gente desenvolver o núcleo do parque tecnológico, ter as incubadoras de base tecnológica.

Gradualmente, estamos expandindo. Hoje já temos 12 parques tecnológicos em implantação no Estado", disse.Sobre a reestruturação na Polícia, Alckmin ressaltou que a reengenharia é paramelhorar a eficiência. "Quando uma pessoa era presa, ia para o Distrito Policial, em um dos 90 Distritos. A viatura da Polícia ficava 4 horas parada. Tinha que levar opreso no Instituto Médico Legal. Era pouco movimento e muita gente mobilizada.Temos 8 centrais de flagrante, um em cada seccional 24 horas. A eficiência é enorme. Lá já está o IML juntamente com a central. A Polícia chega e é atendida rapidamente. Volta para rua em menos de 30 minutos. Ela já deixa o preso e volta para a rua. Todas as centrais com carceragem.  Foto, imagem, voz, já entram no sistema. É muito mais eficiente. O interior, nas grandes cidades, também faremos a reengenharia. Vamos ter 500 escrivãs a mais, 1000 investigadores a mais e estamos abrindo concurso para o delegado de polícia. E demos aumento, valorizando a carreira policial. O aumento será retroativo a primeiro de julho. Vamos mandar a lei para a Assembleia, mas mesmo que aprove no fim de agosto, os efeitos retroagem no dia primeiro de julho", explicou.

Em entrevista coletiva, o prefeito Nasser Marão Filho frisou que são importantes estes investimentos, tanto na questão da pista e no aumento do terminal, "preparando Votuporanga para que em breve, possa receber voos comerciais. Isso é importante porque coloca Votuporanga em uma referência para essa região, pensando no desenvolvimento e para isso ocorrer, é fundamental termos essa referência. A obra está em licitação. Termina agora esta parte de R$ 3,2 milhões no início do próximo mês e está lançando a licitação do terminal de passageiros. Eu acredito que a obra pronta estará no início deste ano ou neste ano ainda", explicou.Sobre a possibilidade de voos comerciais, ele disse que está conversando com várias companhias aéreas. "A região proporciona uma demanda muito grande de passageiros, que utilizam São José do Rio Preto para fazer seus voos. Temos dados que um terço das pessoas que pegam os voos são de Votuporanga, Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul, além do sul de Minas. Acreditamos que tenhamos condição de ter um voo regular para São Paulo e essas obras são fundamentais para preparar o aeroporto para este futuro", finalizou.