Votuporanga chega a 5 mil imóveis com energia solar
Só neste ano, mais de 980 votuporanguenses investiram na chamada fonte limpa e, até então, barata para fugir dos aumentos na conta de luz
A Cidade VotuporangaVotuporanga superou neste mês a marca de mais de 5 mil residências com unidades minigeradoras de energia solar instaladas. Só neste ano, mais de 980 votuporanguenses investiram na chamada fonte limpa e, até então, barata para fugir dos constantes aumentos na conta de energia elétrica, somados a insegurança de todos os anos provocada pela escassez hídrica.
De acordo com dados obtidos pelo A Cidade junto à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), só nos primeiros oito meses deste ano, 988 moradores do município investiram na geração própria de energia, por meio de unidades de micro e minigeração de energia solar. Os números só dos oito primeiros meses deste ano já são quase os mesmos do que de todo o ano passado, quando 1.120 novas unidades foram instaladas.
Para se ter uma noção do crescimento dessa “nova” fonte de energia, até 2018, ainda conforme os dados da Aneel, Votuporanga tinha apenas 84 unidades captadoras de radiação solar. A partir de 2019, quando o mecanismo começou a se popularizar, os números passaram a crescer, até que, durante a pandemia, dispararam, chegando ao total de 5.222 instalações espalhadas por toda a cidade.
Onde
De acordo números, disponibilizados em tempo real no painel da Aneel, os telhados solares já estão em 4.091 residências de Votuporanga. Essas unidades residenciais geram 22,2 mil quilowatts de energia.
As demais unidades estão instaladas em indústrias (71), comércio (359) e em propriedades rurais (139), totalizando 5.222 unidades geradoras com capacidade de geração de 33,7 mil quilowatts.
A expansão é atribuída a duas medidas estimuladoras adotadas no ano passado pelo governo do Estado que alteraram a incidência do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - sobre minigeradores, microgeradores, células, painéis e equipamentos de aquecimento solar de água para estimular a GD no estado.
Exemplo
Um exemplo do investimento em energia solar na cidade, neste ano, veio da Santa Casa de Votuporanga. No início do ano a Instituição foi contemplada com o Programa Eficiência Energética da Neoenergia Elektro.
O investimento total para a implementação do sistema atingiu aproximadamente R$940 mil. Esse montante foi custeado pela Neoenergia, empresa fornecedora de energia elétrica para a Santa Casa. Na ocasião, foram instaladas 387 placas para geração de energia na Santa Casa, instaladas sobre o telhado em uma área de 1000 m².
A geração estimada de energia no telhado do hospital é de 305,42 MWh por ano, o que representa cerca de 10% do consumo da Instituição e proporcionando uma economia média de R$15 mil por mês na conta de energia.
“Com essas placas fotovoltaicas que já estão instaladas teremos uma redução significativa no nosso consumo, o que será convertida em benefícios para a Instituição, pois o valor gasto com a energia poderá ser aplicado em outras melhorias importantes para a nossa assistência hospitalar”, disse Amaro Rodero, provedor da Santa Casa, na época.