20/02/13 11h18

Volvo amplia oferta de produtos nacionalizados

Valor Econômico

A Volvo Construction Equipment, braço de máquinas para construção da Volvo, decidiu reforçar a produção no Brasil. O objetivo é aproveitar vantagens competitivas para produtos nacionalizados, em especial a linha de financiamento Finame do BNDES, e ganhar em termos logísticos, já que a companhia vê uma alta na demanda no país nos próximos anos.
 
Ontem, a empresa anunciou investimentos de US$ 20 milhões. Metade desse valor se destinará à transferência de uma linha de produção de retroescavadeiras da marca Volvo. Essa linha deixará de operar na fábrica de Tultitlán, no México, e será instalada na unidade de Pederneiras, no interior paulista, que já está sendo ampliada.
 
Serão dois modelos de retroescavadeiras, que começarão a ser produzidos gradualmente ao longo deste ano, com a fabricação efetiva a partir de janeiro de 2014. A linha abastecerá também outros mercados americanos, como Estados Unidos, Canada e países latino-americanos, informou a empresa.
 
Os outros US$ 10 milhões serão destinados à primeira fabricação fora da China da SDLG - a Volvo é dona de 70% da marca em uma joint-venture com a chinesa. A fabricação de escavadeiras começará, em fase de testes, no meio do ano e se efetivará em setembro. Primeiramente, atenderá apenas o mercado local.
 
A Volvo vende carregadeiras importadas da SDLG desde 2009 e desde o fim do ano passado trouxe as escavadeiras. "A marca SDLG atende a uma demanda crescente no Brasil por máquinas com menor tecnologia embarcada", disse o presidente da Volvo Construction Equipment para a América Latina, Afrânio Chueire.
 
O executivo afirmou que a produção de retroescavadeiras Volvo e de escavadeiras SDLG começarão com uma produção mínima de 500 unidades por ano e poderão chegar a uma capacidade máxima de até 2 mil unidades anuais, em cada uma das linhas.
 
Chueire disse ainda que o incremento de produção gerará inicialmente 140 vagas a mais na fábrica de Pederneiras. Hoje, a unidade tem 700 trabalhadores.
 
A Volvo Construction Equipment tem mantido um patamar de vendas de cerca de 4 mil equipamentos por ano na América Latina nos últimos dois anos. Em 2012, o Brasil respondeu por 68% desse resultado. Segundo a fabricante, foi o terceiro melhor ano de sua história na região.
 
A Volvo Construction Equipment estima que o mercado brasileiro de máquinas para construção movimentou 26 mil unidades no ano passado e a previsão da empresa é que esse volume cresça de 3% a 5% em 2013, impulsionado por obras de infraestrutura.
 
A empresa destacou a expansão de cerca de 160% nas vendas de caminhões articulados na América Latina, atingindo a marca de 242 unidades vendidas no período, 149 máquinas a mais que no ano anterior, um aumento bastante superior ao registrado pelo mercado, que cresceu 58% neste segmento.