09/04/08 10h53

Volume de exportação de ônibus cresce 29,4% de janeiro a março

DCI - 09/04/2008

Ao contrário do que vem acontecendo com automóveis e comerciais leves e em ritmo maior do que as dos caminhões, as exportações de ônibus finalizaram o primeiro trimestre do ano com notável crescimento. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram embarcadas 3,4 mil unidades no período, representando um aumento de 29,4% sobre o volume exportado em 2007. Enquanto isso, as vendas externas de automóveis e comerciais leves retraíram 2,8% no período, com 178,2 mil veículos comercializados no exterior. O crescimento de caminhões foi de apenas 2,5%. O volume somou 8,4 mil unidades. O mais notável crescimento é encontrado no segmento de ônibus urbanos, cujo aumento foi de 33,1% - somando um volume de 2,6 mil unidades. No setor de ônibus rodoviários, as vendas externas foram 18,8% maiores, com um total de 817 unidades embarcadas. A Mercedes-Benz foi a empresa que mais fez embarques de ônibus no período. De acordo com dados divulgados pela montadora, no primeiro trimestre os embarques alcançaram 2.232 unidades. Sua principal concorrente no segmento, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), exportou 341 unidades no período. A alta nas exportações puxa também a produção de chassis de ônibus no Brasil. O volume somou 10,9 mil unidades, um crescimento de 26,8% sobre o trimestre do ano passado. As vendas internas chegaram a 5,1 mil unidades (mais 15,4% sobre 2007). Também na liderança das vendas se encontra a Mercedes-Benz. Nos três primeiros meses do ano a montadora alemã comercializou 3.819 ônibus no mercado doméstico. É o dobro de sua principal concorrente, a VWCO, com 1.835 veículos vendidos. Com o mercado aquecido, os encarroçadores de ônibus também experimentam produção alta. No trimestre foram produzidas 4,8 mil carroçarias, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).