16/07/24 14h34

Volkswagen firma acordo para produção de baterias em estado sólido

Montadora usará tecnologia da QuantumScape para próxima geração de peças que vão equipar carros eletrificados da marca alemã

Automotive Business

A PowerCo, divisão do Grupo Volkswagen, selou acordo com a QuantumScape para a produção de baterias em estado sólido. Em janeiro, a montadora e a startup tinham revelado o desenvolvimento de uma nova geração de baterias para os carros elétricos da marca alemã.

Pela parceria, a PowerCo vai usar a tecnologia da QuantumScape para fabricar até 40 gigawatts-hora (GWh) por ano em unidades do grupo. E terá a opção de expandir esta capacidade para até 80 GWh, o suficiente para equipar cerca de um milhão de veículos anualmente.

O acordo não prevê exclusividade da fabricante sobre a tecnologia. E substitui uma joint venture anterior entre o Grupo Volkswagen e a QuantumScape para fabricar baterias em conjunto.

“A tecnologia da QuantumScape está preparada para entrar em um estágio crucial onde a experiência, os recursos e as fábricas da PowerCo podem ajudar a facilitar a transição para a produção em escala industrial”, afirmou Frank Blome, CEO da PowerCo.

Baterias de estado sólido são mais seguras

Em vez de eletrólitos líquidos, as baterias de estado sólido, como o próprio nome sugere, usam materiais sólidos. No caso da tecnologia da QuantumScape, as peças são baseadas em cerâmica.

As baterias em estado sólido são mais vantajosas que as atuais baseadas em lítio que equipam os veículos elétricos. O risco de incêndio é infinitamente menor, já que não usa líquido inflamável.

Além disso, as peças trabalham melhor sob temperaturas elevadas, o que aumenta sua vida útil. Em relação às baterias de lítio, as de estado sólido ainda têm vantagem de ter o dobro da capacidade e proporcionar carregamento mais rápido.

 

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/volkswagen-producao-baterias-estado-solido/