05/01/24 13h49

Volkswagen avança no desenvolvimento de baterias de estado sólido

Startup que pertence ao grupo dá passo importante para que EVs das marcas da empresa sejam mais eficientes e acessíveis

Automotive Business

O Grupo Volkswagen revelou que sua startup de baterias, a QuantumScape Corp., avançou no desenvolvimento de células de estado sólido destinadas a veículos elétricos. Tal, de acordo com a empresa, é uma conquista significativa, já que a montadora pretende tornar seus EVs mais eficientes e acessíveis.

Segundo comunicado divulgado pela companhia, um protótipo de estado sólido desenvolvido pela startup parceira da Volkswagen nos Estados Unidos superou metas da indústria. A unidade de bateria PowerCo, do grupo, conduziu extensivos testes ao longo de vários meses. Nestes, a célula experimentou perda de capacidade de armazenamento de apenas 5% após mais de 1.000 ciclos de carregamento.

A título de comparação, as metas da indústria para essa fase de desenvolvimento são de 700 ciclos de carregamento, com uma perda máxima de 20% da capacidade.

Frank Blome, chefe da PowerCo, expressou otimismo diante dos resultados. "Os dados são muito encorajadores. O resultado final deste desenvolvimento pode ser uma célula de bateria que permite longos alcances, pode ser carregada super-rápida e praticamente não envelhece", afirmou.

A QuantumScape, startup parceira da Volkswagen, pretende levar a célula ao mercado "o mais rápido possível", conforme afirmou o fundador e CEO da empresa, Jagdeep Singh. No entanto, desafios na ampliação da produção de baterias automotivas levaram a empresa a também focar em unidades voltadas para produtos eletrônicos de consumo, como indicado em seus reports aos investidores.

Os resultados dos testes, realizados nos laboratórios PowerCo na Alemanha, foram inicialmente apresentados pela QuantumScape durante a conferência que apresentou os resultados do terceiro trimestre da empresa, em outubro. A startup, porém, evitou mencionar a Volkswagen, sua cliente e maior acionista.

No cenário competitivo de veículos elétricos, fabricantes de automóveis e baterias concentram esforços em novas tecnologias. A Toyota, por exemplo, quer lançar baterias de estado sólido já em 2027. Enquanto isso, outras companhias, como BYD e Nissan, também estão explorando essa tecnologia.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/volkswagen-avanca-desenvolvimento-baterias-estado-solido/