Volkswagen anuncia contrato de exportação de motores de São Carlos e recebe apoio da Investe SP
O projeto de exportação contará com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões, além de apoio da Investe São Paulo
Investe São Paulo e VolkswagenA fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, localizada em São Carlos (SP), foi uma das escolhidas, dentre todas as operações da marca no mundo para exportar o motor 1.4l TSI que irá equipar os modelos Jetta, Golf e Golf Variant produzidos no México. O início da exportação para a fábrica de Puebla, onde os modelos são produzidos, está previsto para o segundo semestre de 2017 e se estenderá até 2020, totalizando um volume de cerca de 250 mil motores.
"O projeto de exportação conta com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões, adicionais aos R$ 460 milhões anunciados em 2015. A fábrica de São Carlos tem recebido aportes constantes para a modernização de seus processos para a fabricação de novos produtos, tornando-a ainda mais competitiva e estratégica para o Grupo Volkswagen”, disse David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), durante cerimônia realizada na fábrica.
Durante a ocasião, também foi assinado o documento que marca o início do atendimento da empresa pela Investe SP para o projeto. “À partir de agora vamos trabalhar lado a lado com a empresa, dando apoio em questões de infraestrutura, tributação e licenciamento ambiental”, afirmou o diretor da agência de promoção de investimentos que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.
No final de 2015, a fábrica de São Carlos já havia sido selecionada dentre todas as operações da marca no mundo para exportar blocos de motores 1.0l da família EA211 para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa. O aporte contempla gastos com desenvolvimento tecnológico, investimentos em adaptação de linhas de usinagem de bloco do motor, montagem e testes do motor, certificação e homologação do produto.
Para produzir a versão 1.4 TSI para exportação, as linhas de usinagem e de montagem do prédio EA211 receberam adaptações para atender a complexidade do processo produtivo que envolve este modelo, que conta com maior quantidade de componentes comparado às demais versões já produzidas, por possuir uma calibração diferenciada, dadas às diferentes normas, temperaturas e combustível utilizado em outros mercados.
“Os propulsores produzidos no Brasil são fabricados em processos com tecnologia de última geração. A eficiência do produto e processo nos permitiu ser escolhidos também para atender outros importantes mercados, como o mexicano”, disse Antônio Pires, Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil.
“Outro fator que foi determinante para a conquista dessa operação foi o recente acordo coletivo fechado pela empresa com o Sindicato e empregados da fábrica de São Carlos, que estabeleceu melhores condições de competitividade para a unidade nas questões trabalhistas”, explicou o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.
“Investimos também na constante qualificação dos nossos profissionais, o que nos permite produzir os motores globais da marca. Além de adaptações em nosso processo produtivo, reforçamos também o desenvolvimento de novos treinamentos para os empregados que atuarão diretamente com este produto”, destaca Marcus Gorisch, gerente executivo da fábrica de São Carlos.
Sobre a Fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos
Com mais de 10 milhões de motores produzidos em seus 20 anos de atividades, completados em outubro de 2016, a unidade é responsável pela produção dos propulsores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam os modelos up!, cross up!, Fox, CrossFox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross. Em São Carlos, também é fabricado o consagrado EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage, SpaceFox e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina.
Cronologia:
1996: Inauguração da fábrica em São Carlos
1997: Primeira unidade do Grupo Volkswagen, fora da Europa, a conquistar a certificação ambiental ISO 14001
1999: Produção do primeiro motor turbo do Brasil
2000: Comemoração do marco de 1 milhão de motores produzidos
2003: Produção do primeiro motor 1.0l com a tecnologia Total Flex do Brasil
2012: Implementação de nova linha de usinagem de Blocos e aumento da capacidade produtiva
2013: Inauguração de novo prédio produtivo responsável pela fabricação da família EA211
2014: Comemoração do marco de 9 milhões de motores produzidos
2015: Produção do primeiro 1.0l TSI Total Flex produzido no Brasil, com investimentos de R$ 460 milhões, e exportação de blocos de motores EA211 para fábrica de Chemnitz, Alemanha
2016: Comemoração de 20 anos de atividades, 10 milhões de motores produzidos e início da fabricação do virabrequim e do motor 1.4 TSI