01/09/08 10h29

Volkswagen ameaça liderança da Fiat no mercado brasileiro

O Estado de S. Paulo - 01/09/2008

A disputa pelo mercado brasileiro de carros novos acirrou-se em agosto, com a Volkswagen encostando na líder Fiat. Com o novo Gol, lançado em julho, a marca de origem alemã vem recuperando terreno, sete anos após perder o posto de número um na lista de maior montadora em vendas no País. O que tem feito a diferença, porém, são os chamados carros de entrada, os mais baratos de cada marca. Ao mesmo tempo em que lançou a nova geração, a Volks oferece bônus para o Gol antigo, vendido a R$ 25,2 mil (US$ 15,5 mil). No fim do ano, a montadora vai baixar ainda mais esse preço, informam lojistas. A Fiat, que oferecia o Mille a R$ 23,7 mil (US$ 14,5 mil), lançou na semana passada uma versão com sistema que permite maior economia de combustível, a um preço R$ 500 (US$ 306,7) mais baixo que o anterior. Além disso, após quase 10 anos fora da mídia, a Fiat estreou ontem campanha publicitária do modelo - que voltou a ser chamado de Uno Mille - em TVs e mídia impressa, feita pela agência Giovanni+DraftFCB, contratada especialmente para cuidar desse produto. Até quinta-feira, faltando portanto um dia útil para encerrar o mês, foram licenciados 44.047 automóveis Fiat no País, apenas 52 unidades à frente dos números da Volks. Somando os comerciais leves, a diferença era de 2,9 mil unidades. O Gol, sozinho, vendeu 25,3 mil unidades, enquanto o Palio ficou bem atrás, com 14,5 mil. No cômputo geral, incluindo caminhões e ônibus, a marca alemã batia a italiana com 53.355 unidades a 52.040 até o dia 28. Apesar de não atuar no segmento de veículos pesados, a Fiat vinha liderando as vendas até mesmo nesse comparativo.