Volkswagen acelera renovação de carros
Valor Econômico
Para o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, o lançamento de automóveis vai ajudar a empresa a compensar o aumento do IPI, a partir de outubro. O executivo está hoje em Recife (PE) para lançar o décimo dos 16 lançamentos programados para este ano. O lançamento da Volks hoje é a nova geração da picape Saveiro, um veículo que a montadora lançou no Brasil em 1982, dois anos depois do Gol, carro do qual a picape é derivada. Com a chegada da nova Saveiro a Volks tenta recuperar uma antiga liderança no segmento de picapes, título que perdeu para a Fiat.
O presidente da Volkswagen diz estar animado com o ritmo do mercado, apesar de perceber que ainda existe certa dificuldade para liberação de crédito para o consumidor. O executivo estima que a venda de automóveis e comerciais leves no Brasil este ano registrará um crescimento de 6% em comparação com o ano passado, num total de 2,8 milhões de unidades. Com o aumento gradativo do IPI, nos três últimos meses do ano, o mercado tende a esfriar um pouco, segundo Schmall. "Por isso estou sendo um pouco mais conservador", afirma.
A expansão do mercado de veículos, que de janeiro a julho registrou avanço de 2,4%, levou a Volkswagen a abrir novos postos de trabalho na sua principal fábrica, em São Bernardo do Campo (SP). Em julho foram contratados 380 trabalhadores em regime temporário e efetivados outros 70. E para sustentar o ritmo de vendas depois do aumento do IPI, o executivo diz que a Volks vai apostar nos lançamentos. Ainda faltam seis para este ano.