02/06/20 13h54

Volkswagem retoma atividades com medidas contra o coronavírus em Taubaté

O Vale

Após cerca de dois meses, a Volkswagem retomou as atividades da produção nesta segunda-feira (1º) na unidade de Taubaté. Segundo a empresa, medidas de proteção contra o coronavírus foram adotadas para o retorno do trabalho.

As medidas incluem distanciamento recomendado de 1,5 metro entre os funcionários e uma cartilha digital com mais de 80 itens de protocolos de higiene e segurança. O retorno contemplou cerca de 1,8 mil funcionários. Confira algumas das mudanças:

Todas as instalações preparadas com sinalização e orientações de segurança e higiene como, por exemplo, limitadores de distância nas portarias de entrada e coletoras de ponto; obrigação de usar máscaras para a boca e o nariz - a VW já providenciou 67 mil máscaras de tecido do projeto Costurando o Futuro, iniciativa da Fundação Grupo VW; limpeza periódica das dependências das fábricas e escritórios e reforço na desinfecção dos ambientes; medição de temperatura antes de ingressar no ônibus fretado e na fábrica; aumento do número de ônibus fretado para garantir o distanciamento das pessoas; nos refeitórios uso de luvas para servir-se e demarcação de assentos; postos avançados de atendimento médico dentro das fábricas - oito em Taubaté para orientação, triagem e atendimento de todos.

Apesar da retomada, a empresa ainda possui 1,3 mil empregados que se encontram em layoff. Esses trabalhadores tiveram o contrato suspenso e participam de curso de qualificação oferecido pela empresa. Funcionários do grupo de risco foram incluídos no layoff, que também teria como objetivo limitar a circulação de pessoas na unidade.