28/09/09 10h57

Volks prepara novo plano de investimentos para o Brasil

Valor Econômico

A Volkswagen está prestes a anunciar um novo programa de investimentos no Brasil. Desta vez, além da renovação de produtos, a montadora alemã precisa elevar a capacidade de produção para acompanhar o crescimento do mercado brasileiro que, segundo seus cálculos, alcançará 40% até 2014.  O novo plano de investimentos será anunciado antes do fim do ano, segundo o presidente da empresa, Thomas Schmall. A quantia necessária já está definida, mas não pode ser divulgada porque depende da autorização da matriz, na Alemanha. O último plano de investimentos da Volks no Brasil somou R$ 3,2 bilhões (US$ 1,78 bilhão). O cronograma inicial previa utilizar esses recursos entre 2007 e 2011. Mas a necessidade de acelerar investimentos nos últimos meses levou, agora, à antecipação de um novo programa.

Um dos principais símbolos da indústria automobilística no Brasil desde a instalação do setor ao país, na década de 50, a Volkswagen segue um ritmo que reflete não só a expansão do mercado de automóveis como também o crescimento econômico do país. Em 1990, a Volks era dona de 40% do mercado brasileiro de veículos de passeio e comerciais leves. Com a chegada de novas montadoras - o número de marcas de carros desde então pulou de 11 para 30 -, sua fatia diminuiu para menos de 25%. Mesmo assim, as vendas anuais da empresa no período saltaram de 257 mil para 586 mil em 2008. Ela é dona hoje de quase um quarto de um mercado quase cinco vezes maior. Isso é mais do que a General Motors tem nos Estados Unidos (cerca de 18% do mercado interno).

Em 1990 foram vendidos no Brasil 661 mil carros e comerciais leves. Este ano o volume total deverá ficar próximo de 3 milhões. A direção da Volks prevê que o mercado interno chegará a 4 milhões em 2014. A empresa decidiu preparar-se para ter um quarto desse total. Mas os alemães não estão sozinhos nas apostas de crescimento do mercado brasileiro. O anuncio de mais investimentos na Volks, que tem no Brasil três fábricas de carros e uma de motores, se junta a planos de outras montadoras que já somavam cerca de US$ 12 bilhões somente até 2012. Entre os anúncios recentes, está o plano da GM de aplicar R$ 2 bilhões (US$ 1,1 bilhão) na fábrica do Rio Grande do Sul.

A direção da Volks também não despreza, por exemplo, a ambição que está por trás da compra de um terreno em Sorocaba pela Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo. Embora a montadora japonesa não tenha detalhado números, sabe-se que além dela outros asiáticos, como a coreana Hyundai, preparam-se para entrar com mais força no mercado brasileiro.