25/09/08 15h03

Volks eleva investimento em carros

Valor Econômico - 25/09/2008

O presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, afirmou ontem, que a empresa vai aumentar os investimentos no país em relação ao pacote que já havia sido divulgado no ano passado, que contemplava R$ 3,2 bilhões (US$ 1,66 bilhão) entre 2007 e 2011. Schmall, que lançou em Florianópolis o novo Voyage, não revelou o valor que será adicionado, mas disse que já em 2009 o investimento será 43% maior do que o investido em 2008, e que a fábrica de São Carlos deverá receber uma fatia significativa para ser "uma das melhores unidades de motores da empresa". Os recursos adicionais ao pacote de R$ 3,2 bilhões (US$ 1,66 bilhão) deverão ser anunciados nas próximas semanas e ainda dependem de aprovação da matriz na Alemanha. Por ora, ele destacou que os planos são de crescimento das fábricas já existentes, com aumento de 20% na produção, incluindo São José dos Pinhais, Taubaté, São Bernardo do Campo e São Carlos, de 2009 até 2011. E também de crescimento de importação para atender a demanda no mercado nacional. O volume importado deverá passar de 28 mil veículos em 2007 para 80 mil em 2009, sendo 65% da Argentina. A Volkswagen vê o cenário nacional ainda como favorável, apesar do aumento dos juros, sinalização de freio no crédito e turbulências no mercado internacional. A empresa crescerá 23% em vendas em 2008 no mercado interno, e em 2009, a expectativa é de vendas 10% maiores. A produção em 2008 chegará a 800 mil e em 2009 ultrapassará 900 mil veículos. Segundo Schmall, o Brasil manterá neste ano a posição de segundo maior mercado da montadora, atrás da China. E destacou que a empresa continua em busca da liderança no mercado nacional, que hoje é da Fiat. "Mas (para atingir a liderança) ainda precisamos trabalhar mais forte nosso portfólio. E também vamos lançar mais carros no ano que vem. Mais do que lançamos neste ano". Pelo menos mais um deverá ser da família Gol. Apesar do câmbio desfavorável, não há planos de reduzir significativamente a exportação. Em 2008, exportará 200 mil carros, mesmo volume de 2007, e projeta para o longo prazo 150 mil ao ano em exportação. O Voyage, que há 12 anos parou de ser produzido, marca a volta da montadora ao segmento de sedã, no qual vai concorrer com o Logan (Renault) e o Fiesta Sedã (Ford). Em 2002, os sedãs representavam 6,8% do mercado nacional e chegaram a 15% em 2007. Ele será feito em Taubaté e a projeção de produção é de 90 mil veículos em um ano, incluindo exportação (volume não revelado) para México e Argentina. Ele estimou que as vendas do mercado brasileiro em geral deverão chegar a 4 milhões de veículos em 2012.