25/03/08 11h26

Vita Derm planeja nova fábrica em SP

Gazeta Mercantil - 25/03/2008

A fabricante de cosméticos Vita Derm deve definir em até 60 dias o local exato de sua nova fábrica. A futura unidade substituirá a atual, localizada na Zona Oeste da capital paulista, e deverá ter capacidade instalada três vezes maior, de até 36 milhões de unidades de produtos anualmente, ante as atuais 12 milhões de unidades. "Onde estamos não há mais espaço para crescer", disse o presidente da empresa, Marcelo Schulman. Segundo o executivo, a construção da nova fábrica deve ser iniciada a partir do segundo semestre deste ano. "Estamos avaliando aproximadamente 200 mil metros quadrados na Grande São Paulo para verificar qual área é melhor", afirmou. Entre os municípios que podem receber o investimento estão Carapicuíba e Osasco. Foi o crescimento das vendas da companhia, da ordem de 10% ao ano nos últimos anos, e a intenção de entrar em novos segmentos de cosméticos que fizeram a empresa decidir pelo novo investimento, de R$ 7 milhões (US$ 4 milhões). Somente no último ano, a Vita Derm registrou um crescimento de 11% no volume de produtos vendidos, em relação a 2006, para cerca de 9,2 milhões de unidades. Com isso, faturou R$ 42,9 milhões (US$ 24,4 milhões), 13% mais na comparação com o ano anterior. A expectativa para 2008 é registrar vendas de 11,6 milhões de unidades, o que representa um aumento de aproximadamente 25% ante o ano anterior. Já o faturamento deverá crescer 15%. Entre as razões que explicam o aumento no volume de vendas bastante acima da alta esperada para a receita bruta da empresa está a entrada em um novo nicho de mercado, o de maquiagens. A companhia lançou este ano sua primeira linha no segmento, com 10 tipos de produtos: batom, base, sombra, gloss, corretivo, pó facial, blush, lápis, máscara para os cílios e demaquilante. Considerado estratégico pela empresa, o segmento gera alto volume de vendas em unidades, mas um reduzido retorno em faturamento, dado o baixo valor agregado dos produtos. Ainda este ano, a Vita Derm também deve lançar uma linha de perfumes. Parte significativa dos perfumes será produzida na nova fábrica que a empresa está construindo no Amazonas. A Vita Derm está investindo R$ 1 milhão (US$ 568,2 mil) na nova unidade, que produzirá 120 mil itens por ano de produtos formulados com ingredientes típicos da Amazônia. A primeira linha já definida é de colônias, mas Schulman disse que no segundo semestre serão introduzidas novas linhas de produtos, destinadas principalmente ao mercado externo. A expectativa da empresa é que com isso as exportações, que no ano passado representaram 2% do faturamento, passem a responder 3,5% já este ano.