Viracopos vai transformar antigo terminal de passageiros
Correio PopularA concessionária Aeroportos Brasil Viracopos dará nova destinação ao antigo terminal de passageiros, desativado em abril de 2016. Com autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o grupo negocia com duas empresas a cessão da área, que será parcialmente demolida para dar lugar a um terminal de cargas domésticas.
A demolição deve ocorrer no primeiro trimestre de 2018. A área atual de construção é de 82 mil metros quadrados, e depois da demolição, será construído um novo prédio de 40 mil metros quadrados.
A mudança vai permitir o aumento da receita de exploração comercial, aumentando a movimentação de carga e aeronáutica, com mais pousos, decolagens e estadias. Hoje o local tem cerca de 60% da sua receita tarifária vinda das cargas, 20% de passageiros, e outros 20% com alugueis, lojas, quiosques e estacionamento. A estimativa de custo da obra, para um prédio de apenas um andar, é de R$80 milhões.
A assessoria de imprensa do Aeroporto afirma que a indefinição sobre a administração do aeroporto de Campinas não afeta o andamento do projeto ou mesmo o fechamento do contrato, que estaria atrelado ao tempo de concessão do terminal, que é de 30 anos.