03/03/08 10h41

Viracopos pode virar um megaaeroporto

Valor Econômico - 03/03/2008

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinal verde para a Infraero levar adiante um projeto ambicioso de expansão de Viracopos, em Campinas, que pode acabar tornando-se uma alternativa à construção de um terceiro grande aeroporto na região de São Paulo. A estatal pretende transformar Viracopos em um megaaeroporto, com quatro pistas de pouso e capacidade para até 85 milhões de passageiros por ano. Para efeito de comparação, o terminal de Campinas recebeu pouco mais de 1 milhão de passageiros no ano passado; em Guarulhos, foram 19,7 milhões. O plano começa a ser executado nos próximos meses, com a contratação do projeto-executivo de engenharia da segunda pista. A intenção do presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, é começar a construção em 2009, após o término do estudo. Com 3,6 mil metros de comprimento e 60 metros de largura, a segunda pista teria investimentos de R$ 350 milhões. A estatal já assinou um termo de cooperação, com a prefeitura de Campinas, que permitirá a desapropriação de uma área de 12 quilômetros quadrados, que inclui 88 propriedades rurais e três mil lotes urbanos. Muita gente no governo avalia que faz bem mais sentido apostar no crescimento de Viracopos, com ampliação do terminal de passageiros e planejamento desde já para a construção de novas pistas no futuro, do que investir na construção de um novo aeroporto para atender à demanda de São Paulo - com todos os custos envolvidos nisso, de estudos para a localização do sítio aeroportuário às desapropriações necessárias, incluindo ainda o acesso viário à nova infra-estrutura.