14/11/12 10h12

Viracopos: nova gestão atrai empresas

Correio Popular

O início da gestão da nova concessionária do Aeroporto Internacional de Viracopos está despertando o interesse de empresas em operar no terminal de Campinas. A Emirates Airlines, que atualmente tem três voos semanais de cargas em Viracopos, manifestou interesse em implantar uma rota da companhia, para passageiros, no terminal. A expectativa de significativa melhora na gestão a partir de hoje, quando a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos assume a operação, e a ampliação do aeroporto, que em 2014 estará preparado para receber 14 milhões de passageiros anuais, também está atraindo o interesse de grandes empresas de fast food.

Empresas de logística de carga, especialmente duas grandes da área de courier (remessa expressa) estudam Viracopos como opção de instalação ou de ampliação dos serviços. A Fedex, que já atua em Viracopos, estuda ampliar a operação em Campinas, enquanto a gigante logística alemã Deutsche Post DHL está interessada em uma área para gerir importação e exportação de cargas no aeroporto. A DHL já operou em Viracopos e quer aproveitar a expansão do aeroporto para expandir sua atividade. A empresa já manteve contato com a concessionária Aeroportos Brasil, que deu sinal positivo para que a empresa solicite à Receita Federal uma área em Viracopos. O pedido no entanto, ainda não chegou à Receita, segundo o auditor fiscal Sérgio Tolentino.

Seis empresas de transporte de passageiros operam atualmente em Viracopos (Azul, Gol, Pluna, TAM, Trip e TAP). O foco da concessionária é investir fortemente em passageiros, sem deixar de interferir no setor de cargas, hoje responsável por 60% das receitas do aeroporto. O presidente do conselho administrativo da concessionária, João Santana, disse que muitas melhorias serão feitas na área de cargas — desde a retirada das cargas apreendidas pela Receita Federal ou abandonadas por importadores que hoje ocupam 70% da área do terminal de cargas (Teca), até a concessão de incentivos tarifários para atrair mais cargas e empresas aéreas. “Estamos aguardando a adequação dos valores de tarifas de carga pela Agência Nacional de Aviação Civil para ver os incentivos que poderemos dar”, afirmou.

O interesse das empresas está na expectativa do crescimento que Viracopos terá ao longo da concessão — os números apontam que em 30 anos o volume de passageiros vai chegar a oito vezes o atual. A estimativa é que 2012 feche com 9 milhões de passageiros.

Até 2014, a concessionária irá investir R$ 1,4 bilhão (US$ 700 milhões) em obras e a principal delas será o novo terminal para 14 milhões de passageiros e fingers para 28 aeronaves. Ao final da concessão, o aeroporto deve movimentar anualmente 1,5 milhão de toneladas, incluindo importação e exportação. Hoje, esse número é de apenas 266 mil toneladas.

Até fevereiro, a concessionária vai operar Viracopos com supervisão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e seguirá sozinha depois desse período.