14/09/12 11h58

Viracopos investe US$ 50 milhões para as obras de adequação

AgemCamp

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos vai investir R$ 100 milhões (US$ 50 milhões) para adequar o atual terminal de passageiros e os acessos até o primeiro trimestre de 2013.  As obras já tiveram início, alterando a rotina do aeroporto, mas a maior parte delas será realizada à noite para não causar transtornos no congestionado terminal. A construção mais adiantada é a implantação de 600 metros de passarelas cobertas que irão ligar os bolsões de estacionamentos ao terminal de passageiros. Os investimentos também contemplam intervenções no sistema viário.
Trabalhadores já podem ser vistos circulando no saguão e mezanino, onde ocorrerão obras mais significativas para dar comodidade aos passageiros enquanto não é concluída a construção do novo terminal, com capacidade para 14 milhões de passageiros e que consumirá R$ 1,4 bilhão (US$ 700 milhões) em investimentos. Três novas áreas de embarque serão construídas, ampliando os atuais 2,3 mil metros quadrados para 5,8 mil metros quadrados, um aumento de 142%. A previsão é de que comecem a funcionar no primeiro trimestre de 2013 para poder atender a demanda crescente de passageiros.
O ganho das novas áreas virá com a conexão da sala de embarque atual com o mezanino, que permitirá melhor aproveitamento do espaço. Uma área de embarque adicional será conseguida com o fechamento de quatro dos sete módulos que formam o conector entre o atual espaço e as aeronaves. Além disso, será construída uma sala de espera para passageiros de aeronaves com motor turboélice, com sete novas posições remotas para o estacionamento — a Azul opera com esse tipo de motorização. Junto com essas modificações, haverá também adequação do pátio de caminhões-combustível para o uso dos turboélices e do pavimento do antigo pátio.
Na fase de intervenções que antecedem as obras de ampliação do aeroporto, a concessionária anunciou que a oferta de sanitários no terminal de passageiros será ampliada e as instalações modernizadas e que executará obras complementares no módulo provisório para colocação de esteiras de bagagem. Viracopos receberá R$ 8,4 bilhões (US$ 4,2 bilhões) de investimentos até o final da concessão ao grupo Aeroportos Brasil, de 30 anos. Na primeira fase, que vai até a Copa de 2014, serão investidos R$ 1,4 bilhão (US$ 700 milhões) na construção do novo terminal, com capacidade para 14 milhões de passageiros, 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e umedifício garagem com 4,5 mil vagas. As pistas de taxiamento serão ampliadas e haverá ainda 90 boxes de check-in e nove terminais self-service.
O aeroporto de Campinas deverá fechar o ano com 9 milhões de passageiros transportados, um crescimento de 20% em relação ao ano passado, segundo estimativa da concessionária Aeroportos Brasil. Esse volume, se confirmado, será nove vezes maior que o registrado em 2007, o ano anterior da chegada da Azul Linhas Aéreas, a empresa que alavancou o crescimento do terminal. A conclusão da primeira fase de ampliação em maio de 2014 é uma obrigação prevista no contrato de concessão. O projeto manterá a previsão de implantação de uma conexão ferroviária—trem de alta velocidade (TAV) ou trem rápido e também um trem metropolitano.