04/11/14 14h31

Viracopos é o 4º melhor do Brasil

Correio Popular - Campinas

O Aeroporto Internacional de Viracopos saltou da 10ª posição, no segundo trimestre, para a 4ª no ranking de satisfação geral dos usuários, segundo o Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos, divulgado ontem pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O levantamento avaliou 15 aeroportos do País. No topo do ranking, que traz os resultados do terceiro trimestre, está o aeroporto de Recife e na lanterna da avaliação aparece o terminal de Guarulhos.

A pesquisa considera a opinião dos passageiros sobre um conjunto de 47 indicadores. Entre os itens avaliados estão desde serviços públicos, como tempo de espera em filas da aduana e da imigração, até infraestrutura, como limpeza e conforto do terminal de passageiros, quantidade de assentos e de banheiros. Também são pesquisados indicadores de responsabilidade das companhias aéreas, como tempo de check-in e de embarque e desembarque.

Os passageiros ouvidos nos meses de julho, agosto e setembro—foram 16.769 entrevistas — avaliam que há muitos itens ainda a serem melhorados. Por exemplo, disponibilidade de tomadas — nesse quesito, Viracopos é o pior entre os 15 analisados —, qualidade de internet e wifi (12º lugar), rigor na inspeção de segurança (11º), disponibilidade de sanitários (12º), estacionamentos tanto em instalações quando em custo (14º), conforto na sala de embarque (11º) e integridade das bagagens (14º).

O salto na avaliação, segundo o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, veio pelo monitoramento constante dos itens que, na pesquisa anterior, foram apontados como problemáticos pelos usuários do aeroporto. “Criamos 11 grupos de trabalho e cada um ficou responsável por acompanhar e buscar evoluções nas notas dos indicadores de desempenho operacional”, afirmou. A meta era alcançar nota 4 na maioria dos indicadores e, para isso, informou, foram realizadas melhorias como aumento na frota de táxi, na conexão wi-fi e no conforto térmico e acústico. Com isso, segundo ele, o número de indicadores com conceito acima de 4 subiu de 19 para 26 no período.

Segundo ele, com a entrada em operação do novo terminal, Viracopos aparecerá em primeiro lugar nessa pesquisa. “Havíamos perdido pontos no ranking por causa das obras. Com a construção do sistema viário, tivemos que bloquear vagas em estacionamento e tivemos congestionamentos no terminal. Com a operação do edifício-garagem, isso tudo vai mudar e melhorar em muito o grau de satisfação dos passageiros”, afirmou.