27/04/18 11h27

Viracopos é campeão pela sétima vez

Correio Popular

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi eleito ontem pela sétima vez o melhor terminal aéreo do Brasil em uma pesquisa de satisfação dos passageiros da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Ao todo, o estudo entrevistou 19.473 pessoas que passavam pelas áreas de embarque e desembarque dos 20 principais aeroportos do País nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. Na satisfação geral, Viracopos atingiu a nota 4,63 em uma escala que vai de 1 a 5 - número que ficou acima da média geral dos 20 aeroportos avaliados, que foi de 4,30. Até o ano passado, o levantamento era feito em 15 aeroportos.

A SAC realiza a “Pesquisa de Satisfação do Passageiro” desde 2013. Entre os critérios levados em conta na avaliação estão itens como infraestrutura, atendimento e serviços, além do desempenho de processos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagem, entre outros.

A coleta de dados qualitativos consiste na realização de entrevista presencial, por meio de questionário padrão. As perguntas formuladas no questionário contemplam indicadores como conforto, segurança, serviços e facilidades oferecidas.

Ao fim do questionário, o entrevistado deve avaliar sua satisfação geral com o aeroporto, também atribuindo nota de 1 a 5. De acordo com a pesquisa, os cinco terminais mais bem avaliados são, pela ordem: Viracopos, Curitiba, Confins, Natal e Manaus.

 

Esforços constantes

Segundo o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, a avaliação reflete os esforços constantes que são realizados pela administração.

“Esta é a sétima vez que Viracopos conquista este importante reconhecimento. Recentemente também conquistamos o título de melhor aeroporto de carga do mundo na categoria até 400 mil toneladas/ano. Estes prêmios demonstram que Viracopos se empenha em melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos usuários”, disse Müssnich.

Já o diretor de operações do aeroporto campineiro, Marcelo Mota, disse que a política de análise da pesquisa de passageiros é a principal ferramenta de Viracopos na gestão empresarial da qualidade de serviços. “O passageiro é o foco das nossas atenções”, afirmou o diretor.