18/09/15 14h25

Vice-governador Márcio França anuncia criação de Parque Tecnológico em Marília

Jornal da Manhã

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França (PSB), anunciou a criação de Parque Tecnológico em Marília, ontem (17), durante visita à cidade. Na próxima terça-feira (22) deve ser confirmado o investimento no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

“Estou feliz de estar em Marília. Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas, estamos encontrando saídas para esta crise, que só será solucionada com mudanças políticas. Os alunos da Etecs e das Fatecs são vitoriosos”, comentou Márcio França, que recebeu o título de Visitante Ilustre da Câmara Municipal de Marília.

Após receber a visita do prefeito Vinícius Camarinha (PSB) e do deputado estadual Abelardo Camarinha (PSB) em seu gabinete, o vice-governador lembrou que ficou empolgado com a possibilidade da criação de um parque tecnológico em Marília. “Já sabíamos da força do município no setor de alimentos e a partir do momento em que verificamos este potencial na área de tecnologia da informação identificamos esta necessidade de investimento”.

O prédio que vai compreender o parque tecnológico, no distrito de Lácio, deve custar aproximadamente R$ 80 milhões, conforme informações do governo estadual.

Antes do seu discurso em solenidade no atual prédio da Fatec, Márcio França exibiu vídeo para mostrar o potencial econômico do Estado. Ele lembrou que mais de 20 estados terão dificuldades para pagar o 13º salário aos seus servidores, o que não acontecerá em São Paulo.

Com a dívida líquida consolidada em queda (previsão de 1,47% para este ano), o vice-governador destacou que o investimento público do Estado em 2015 vai chegar a R$ 25,7 bilhões.

Entre outros números, Márcio França disse que, mesmo com a atual crise econômica, a criação de empresas aumentou 2,35% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado.

O prefeito Vinícius Camarinha (PSB) disse que Marília tem mais de 100 empresas na área de tecnologia da informação. “São mais de dois mil empregos gerados e a tendência é que estas oportunidades cresçam ainda mais”.

O chefe do executivo lembrou que a Fatec e a Etec têm um peso enorme na capacitação profissional na cidade e que a gestão empresarial só tem dado orgulho para a cidade. “Durante cinco anos a Fatec foi considerada a melhor do interior de São Paulo”.

Vinícius ressaltou que a cidade nunca teve tanto investimento do governo estadual como acontece hoje. “Pagamos R$ 50 mil pela locação deste prédio, que não atende mais as necessidades da Fatec e da Etec. Por isso, a Prefeitura doou uma área de 30 mil m² ao Estado - no distrito de Lácio”.

Hoje, a Fatec de Marília oferece dois cursos nas áreas de Tecnologia em Alimentos e Gestão Empresarial.

A intenção é que o novo prédio de Lácio receba, além dos dois cursos da Fatec e a Etec, o CIT (Centro de Informação Tecnológica) e o CIEM (Centro Incubador de Empresas) do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília).