21/06/10 11h02

Viagra da EMS chega hoje ao mercado a US$ 5,6

O Estado de S. Paulo

A fabricante de medicamentos EMS não perdeu tempo. A americana Pfizer, dona da marca Viagra, remédio para disfunção erétil, já terá concorrente na praça a partir de hoje. São dois lançamentos de uma só vez, feitos pelo laboratório de Hortolândia. O genérico chega na cor azul (mais clara que a da marca original) e o similar, batizado com o sugestivo nome de Suvvia (avante, em italiano), na cor branca. O produto tem o mesmo princípio ativo do Viagra, o citrato de sildenafila. Para apresentar o produto ao mercado, a EMS vai colocar um batalhão de vendedores e propagandistas na rua. Cada medicamento seguirá uma estratégia própria e agressiva de marketing. O genérico será apresentado às farmácias por uma equipe de 250 representantes da EMS Genéricos, que cobrirão 80% das empresas do setor. Outros 1.500 propagandistas - todo o contingente da EMS Sigma Pharma - sairão com o Suvvia na maleta rumo aos consultórios médicos de todo o País - a ideia é seguir o modelo de prescrição médica. "Estaremos todos na rua nesta segunda-feira", diz Waldir Eschberger, vice-presidente de mercado da EMS.

Nem mesmo a reação da Pfizer, que anunciou, no último dia 8, a redução de corte de 50% no preço do Viagra, que caiu de uma média de R$ 30 (US$ 16,7) para R$ 15 (US$ 8,3), desanimou a EMS. "Vamos manter a promessa de diminuição de 35% no preço dos nossos lançamentos", diz Eschberger. O genérico e o similar da EMS custarão em torno de R$ 10 (US$ 5,6). Daqui para frente, segundo ele, estima-se que a cada ano entrem um milhão de novos consumidores no mercado de medicamentos para disfunção erétil. Para atender ao aumento da demanda, a EMS vai aumentar sua capacidade produtiva de 30 milhões para 40 milhões de unidades por mês a partir de setembro. De três anos para cá, a empresa investiu R$ 20 milhões (US$ 11,1 milhões) no desenvolvimento dos produtos, que envolveu uma equipe de 200 pesquisadores. Esse dinheiro será aplicado na comercialização dos novos medicamentos.

A meta de vendas da EMS com os lançamentos é ousada. "Com esses dois novos produtos esperamos ter metade do mercado de genéricos e chegar à liderança na categoria de prescrição médica com o Suvvia até 2011", diz Eschberger. Enquanto a equipe de vendas se concentra no lançamento dos produtos, a área de pesquisa da EMS trabalha para colocar outros medicamentos no mercado. Daqui a dois anos, 25 remédios, como o Lipitor, para o controle do colesterol, e o Diovan, para hipertensão arterial, terão suas patentes vencidas. "Estamos finalizando o processo de desenvolvimento de todos esses remédios", afirma Eschberger.