01/11/23 11h32

Viagens corporativas movimentaram R$ 1,26 bi em setembro

Volume no faturamento representa um aumento de 27% em relação ao mesmo mês de 2019

Money Report

O perfil do viajante corporativo está em mudança neste ano. Em 2023, ele tem ficado menos tempo em hotéis e mais tempo com o carro alugado, segundos dos dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que analisa 11 setores do mercado mensalmente.

O levantamento da Abracorp mostra que o faturamento mantém-se em alta. Em setembro, o setor de viagens corporativas faturou R$ 1,264 bilhão, um aumento de 27% em relação ao mesmo mês de 2019. De agosto a setembro, foram faturados R$ 3,616 bilhões, em comparação a R$ 3,339 bilhões no mesmo período do ano passado e R$ 2,992 bilhões no terceiro trimestre de 2019. Setembro foi o sétimo mês seguido que o setor registra faturamento acima de R$ 1 bilhão, fato inédito desde que Abracorp começou acompanhar de forma sistemática os dados do setor.

O viajante corporativo aumentou o período de locação de veículos, de 6 diárias para 8 diárias em setembro último, comparado ao mesmo mês de 2019, devido ao aumento de contrato de mensalistas. “Essa é uma tendência que vem se apresentado ao longo dos meses, claramente o viajante está optando por locações mais prolongadas e cobrindo pequenas distâncias, afirma Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp.

“Com a consolidação do faturamento em razão do aumento das tarifas dos setores analisados, começamos a avaliar o comportamento do número de transações, um ponto crítico do setor. Nossa análise é que, até o final do primeiro trimestre de 2024, vamos atingir as marcas de 2109 em totais de transações”, avalia Machado.

Além de hotéis e locação de veículos, outros setores têm se destacado neste ano. Os serviços aéreos, por exemplo, que representam quase 60% do faturamento de todos os setores, faturaram em setembro R$ 818 milhões, frente a R$ 788 milhões em setembro de 2022 e R$ 644 milhões no mesmo mês de 2019. Os serviços rodoviários deram um salto expressivo. Saíram de R$ 943 mil em setembro de 2019 para R$ 2,344 milhões no mesmo mês do ano passado e R$ 3,812 milhões em igual período deste ano.

A entidade destaca que o resultado até o momento mostra a plena recuperação em 2023, a retomada forte das viagens e eventos corporativos e uma tendência positiva para os últimos três meses do ano.

Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/viagens-corporativas-movimentaram-r-126-bi-em-setembro/