11/12/08 10h00

Verão pode ajudar alimentos a recuperar perdas do 4º tri

DCI - 11/12/2008

Na contramão da maioria dos setores industriais, os fabricantes de produtos alimentícios como iogurtes, gelatinas e maionese prevêem um crescimento nas vendas de 20% justamente no primeiro trimestre do ano. Período que está sendo visto com "cautela" por todo o setor produtivo. A alta não chega a ser uma novidade, já que costuma a acontecer sazonalmente em virtude do verão, mas pode ajudar essas indústrias a compensar as perdas registradas neste último trimestre de 2008 - quando a crise mundial deu seus primeiros sinais no Brasil - e se manter estável durante os primeiros meses de 2009. A variação sazonal é impulsionada pelo aumento da demanda por produtos frescos e leves, que faz com que indústrias do segmento como a Vigor, Dr. Oetker e Bunge aumentem a produção na mesma proporção. "Isso diante de uma produção de iogurtes de mais de 500 mil toneladas por ano", como explica Ivete Torrezan, gerente de produtos da Vigor. Outro fator que destaca ainda mais o aumento das vendas do verão é a retomada da ocupação destes produtos nas prateleiras que anteriormente abrigaram produtos típicos do período de festas de fim de ano, como carnes e frangos. A Dr. Oetker, fabricante de gelatinas, flans e pudins, se prepara para suprir a demanda por itens menos calóricos e espera um crescimento do volume de vendas de verão ainda maior. Segundo a gerente de Marketing da empresa, Cláudia Rocha, durante os próximos meses, a demanda por este tipo de alimento tende a crescer 40%. "É uma época em que o público está mais preocupado com o bem-estar e com a saúde", explica. É neste período também que as indústrias investem no lançamento de novos produtos que foram desenvolvidos durante todo ano, visando a alta demanda de verão e a disposição de comprar do consumidor.