29/05/09 15h07

Vendas sobem 5,7% até abril em supermercados

DCI - 29/05/2009

As vendas reais do setor supermercadista no primeiro quadrimestre de abril alcançaram alta de 5,7%. Quando se compara o mês de abril com o mesmo período do ano passado, o índice alcança 16,93%. O índice foi puxado principalmente pelas vendas de Páscoa. Já quando a comparação é entre março e abril deste ano, a alta é de 6,69%. Os dados são do Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Para o presidente da Abras, Sussumu Honda, os resultados estão dentro do esperado pela entidade. "Esse bom resultado mostra a retomada de um faturamento em um patamar mais alto, com o acumulado no ano fechando acima de 5%, ante 7,5% de 2008". Em julho, a entidade deve rever a meta de crescimento, pois acredita que no segundo semestre as vendas se aquecerão mais do que o bom desempenho do primeiro.

Sussumu destaca que as lojas que têm de 20 a 49 check-outs tiveram crescimento, em volume, de 6,8%. Já as que têm até 4, ou mais de 50 check-outs, tiveram queda. "O tíquete médio subiu. Ano passado as pessoas gastavam R$ 19, e agora R$ 25, (US$ 9/12) nas lojas de médio porte", comentou.