Vendas para o Dia das Crianças devem beneficiar cerca de 137 mil pequenos negócios em São Paulo
Pesquisa do Sebrae-SP mostra que consumidores pretendem gastar R$ 245, em média, com presentes na data, principalmente com brinquedos, vestuário e jogos
Sebrae-SPOs consumidores pretendem gastar R$ 245, em média, com presentes para o Dia das Crianças este ano, o que deve beneficiar cerca de 137 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Para 40% dos consumidores, o gasto com presentes para o Dia das Crianças será maior do que em 2023, enquanto 33% acham que gastarão o mesmo que no ano passado. Já 17% das pessoas entrevistadas acreditam que gastarão menos que em 2023. Por fim, 10% não fizeram compras no último ano.
Cada consumidor pretende comprar cerca de 3,4 presentes. O número de crianças presenteadas também varia: 36% afirmaram que vão presentear uma criança; 34% duas; enquanto 15% revelaram presentear três crianças. Outros 15% dos consumidores variam entre quatro ou mais crianças a serem presenteadas.
De acordo com o levantamento “Dia das Crianças 2024”, os itens com maior intenção de compra para a data são os de brinquedos, citados por 49% dos consumidores; vestuário, calçados e acessórios mencionados por 42%; e jogos e quebra cabeças, opções na lista de 41% das pessoas consultadas.
Dos 137 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo que devem se beneficiar com o Dia das Crianças, 77 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 60 são mil micro e pequenas empresas.
“O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do varejo e os pequenos negócios precisam se planejar para aproveitarem bem a ocasião. Não basta apenas abrir a loja e ofertar os produtos, mas sim pensar estrategicamente como conquistar os clientes com uma boa divulgação, apresentação, qualidade dos produtos e bons preços para se destacar da concorrência”, afirma o consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves.
De acordo com a pesquisa, os fatores mais levados em consideração para decidir o que comprar para o Dia das Crianças em 2024 são a idade da criança para 47% das pessoas entrevistadas, seguido pelo interesse e hobbies dos pequenos (42%). O orçamento disponível aparece como fundamental para 40% das pessoas consultadas.
Na hora de pagar, o cartão de crédito deve ser o mais usado – preferência de 74% das pessoas consultadas. O que não significa necessariamente que pretendem parcelar as compras, já que 73% apontam pagamento à vista, enquanto 57% afirmam que vão usar o Pix.
A pesquisa revelou, ainda, que 56% dos consumidores planejam a compra com antecedência, enquanto 21% pretendem aproveitar promoções e descontos.
Dentro do planejamento estão as fontes de informação para a compra: 55% tendem a consultar lojas físicas e 52% preferem a busca pela internet, principalmente por meio das redes sociais.
A compra presencial, no entanto, tem a preferência de 60% dos consumidores; e 21% afirmaram que devem comprar principalmente pela internet ou realizar a maioria das compras pelo meio digital. Mas vale destacar que o local da compra tem influência direta do preço para 30% das pessoas entrevistadas, enquanto 24% vão sempre buscar ofertas e promoções.
Metodologia
A pesquisa “Dia das Crianças 2024” foi elaborada a partir de duas sondagens. A sondagem com consumidores, pessoas físicas, foi realizada por e-mail, pela Consulting Consultoria. O levantamento foi realizado entre 20 e 26 de fevereiro de 2024. A segunda sondagem, com a opinião dos empreendedores, foi realizada por telefone. Essa sondagem é um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada com a colaboração da Fundação Seade.