09/04/18 12h21

Vendas na RMC reagem e mostram pequeno avanço em mais um mês

Jornal Todo Dia

As vendas no comércio na Região Metropolitana de Campians (RMC) tiveram mais um mês de bom desempenho, com alta nos índices, segundo dados divulgados nesta semana pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). De acordo com a entidade, os números projetados para as vendas no varejo exibiram uma expansão de 2,25% em relação a março de 2017.

FATURAMENTO

Quando o foco foi dirigido ao faturamento nominal, a performance foi satisfatória, já que em março do ano passado o desempenho ficou em R$ 2,524 milhões e em março deste ano o desempenho foi de R$ 2,706 milhões.

O único fato negativo é que o desemprego ainda continua a gerar consequências negativas. "A inadimplência apresentou uma expansão de 1,85%, com março de 2018, representando 115.255 carnês ou boletos vencidos e não pagos há mais de 30 dias, o que significam R$ 83,0 milhões no endividamento dos consumidores na RMC", explicou o economista da Acic, Laerte Martins.

No varejo, o primeiro trimestre de 2018 exibiu um crescimento de 2,68% frente ao 1º trimestre de 2017 e demonstra uma tendência positiva para os próximos trimestres. "Existe uma demonstração de expansão no consumo, que, com a continuidade da melhoria dos principais indicadores da renda e emprego, da inflação, dos juros, do câmbio, dos indicadores de confiança e do PIB, teremos um ano bem mais positivo que 2017", disse o economista, que faz uma ressalva: "A única condicionante que se faz é a de um ano eleitoral, que pode alterar, até o final do ano, essa tendência positiva prevista", advertiu.

CAMPINAS

Em Campinas, a entidade informou que as vendas de março de 2018 superaram em 2,25% as vendas de março de 2017, e se expandiram em 11,20% em relação às vendas de fevereiro de 2018, mês que sempre tem redução considerável nos dias úteis, provocando impactos no volume de vendas, quando comparado aos demais onze meses do ano.
Já as vendas realizadas pelo e-commerce acresceram 8,50%.