03/03/23 11h46

Vendas globais de carros elétricos passaram de R$ 5 trilhões em 2022

Bom resultado e projeção para 2023 fazem montadoras realizar mais investimentos

Automotive Now

As fabricantes abrem os cofres de olho na ascensão dos carros elétricos. Uma reportagem publicada pela Bloomberg apontou que as montadoras investiram US$ 388 bilhões (aproximadamente R$ 2,01 trilhões) neste segmento em 2022, um aumento de 53% frente ao ano anterior.

O aumento nos investimentos não se deu à toa. Contabilizando os dados do ano passado, as vendas globais de veículos elétricos no segmento de automóveis de passeio chegaram a US$ 1 trilhão - ou algo em torno de R$ 5,2 trilhões. E mais: uma estimativa realizada pela Bloomberg aponta que as vendas globais de carros elétricos podem chegar a US$ 2,5 trilhões (cerca de R$ 13 trilhões) por ano.

A previsão, inclusive, é de recorde para 2023. Apenas no segmento de automóveis de passeio, a projeção é de passar tranquilamente de US$ 500 bilhões (ou R$ 2,6 trilhões, em tradução livre). Ou seja, na soma dos resultados de todos os veículos movidos a eletricidade, o resultado deve facilmente passar do resultado de 2022.

Montadoras investem na eletrificação

As cifras explicam em parte porque as montadoras investem pesado no desenvolvimento de plataformas dedicadas a carros elétricos. Considerando que um produto tem um ciclo de vida médio de seis a 10 anos, desenvolver uma nova base é um processo muito caro e demorado, daí a importância de aproveitar um projeto no maior número possível de modelos - como a Volkswagen faz com a plataforma MQB, por exemplo.

Todos esses fatores também evidenciam quando uma fabricante adota uma estratégia equivocada. A Bloomberg lembra do que aconteceu com as fabricantes japonesas: a participação combinada de todas as marcas do país não chega nem a 5% das vendas globais de carros eletrificados.

Além disso, nenhuma delas figura entre as 10 primeiras marcas no volume de unidades comercializadas. É certamente um motivo de preocupação, já que as vendas de veículos híbridos do tipo plug-in deve chegar a 18%. Isso explica a urgência da Toyota em colocar em prática um novo plano estratégico com foco na eletrificação, inclusive o desenvolvimento de uma inédita plataforma dedicada a carros elétricos.

 

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/vendas-globais-carro-eletrico-2022/