Vendas em supermercados crescem 6% em setembro
Folha de S. Paulo
As vendas do setor supermercadista em setembro cresceram 6% em relação ao mesmo mês de 2008, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Na comparação com agosto, as vendas caíram 4%. Segundo o levantamento, no acumulado do ano, o faturamento cresceu 5,37% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, as vendas cresceram 10,6%, sobre o mesmo mês de 2008, e caíram 3,77% na comparação com agosto. No acumulado do ano, a alta é de 10,76%. "O fechamento dos números nesses patamares, somado às boas perspectivas macroeconômicas e de festas de final de ano, favorece a possibilidade de o setor fechar o último trimestre do ano com bons índices de vendas. Isso nos deixa otimistas para o final do ano", disse o presidente da Abras, Sussumu Honda.
A queda na comparação com o mês anterior já era esperada, segundo Honda, devido ao efeito calendário. "Agosto tem 31 dias, contra 30 de setembro. Um dia [de vendas] faz diferença." Honda prevê que as vendas reais dos supermercados no país deverão crescer mais de 5% neste ano, superando a previsão de alta de 4,5% feita em meados do ano.