16/05/23 12h40

Vendas em shoppings crescem 7%

De janeiro a março deste ano o afluxo de pessoas aumentou 13,2%, se comparado com o mesmo intervalo de 2022

Money Report

O setor de shopping centers registrou um aumento de 6,8% nas vendas no primeiro trimestre deste ano, segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (15) pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com base em levantamentos do Índice Cielo de Varejo. Em comparação ao período pré-pandemia, houve crescimento de 0,3% em relação ao mesmo intervalo de 2019.

Entre as regiões, os maiores destaques ficaram os estabelecimentos do Centro-Oeste e Nordeste, com elevações de 8,4% e 7,7%, respectivamente, seguidos do Sudeste (6,6%), Sul (com 6%) e Norte (2,5%). A variação real de vendas média por metro quadrado no período foi de 6,6%. As categorias de lojas que obtiveram as variações mais elevadas foram as conveniência e serviços (33,5%), entretenimento (21,3%) e alimentação (14,4%).

A quantidade de visitantes nos shoppings segue em alta. De janeiro a março deste ano, o afluxo de pessoas cresceu 13,2% se comparado com o mesmo intervalo de 2022.

Em março, os shoppings tiveram um crescimento de 2,4% sobre o mesmo mês de 2022. No período, o ticket médio nos shoppings foi de R$ 128,91 e nas lojas de rua foi de R$ 84,10. A quantidade de visitantes subiu 8% sobre a frequência registrada no mesmo intervalo do ano passado.

Na avaliação do presidente da Abrasce, Glauco Humai, o aumento no volume de visitantes e os bons resultados mensais de vendas nas regiões pesquisadas levam à conclusão de que o setor de shopping centers se aproxima com velocidade do patamar pré-pandemia. “Entre os fatores externos que contribuíram para o crescimento no primeiro trimestre deste ano estão as menores pressões inflacionárias em bens industrializados, como vestuário no começo do ano, e avanços da renda real do trabalho.

O resultado representa uma aceleração frente ao trimestre anterior, que havia sido impactado por fatores macroeconômico, como incertezas políticas, juros mais altos e pressões no orçamento familiar, que limitaram maiores avanços na atividade econômica geral”, comentou o executivo.

Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/vendas-em-shoppings-crescem-7/